Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Kapulana anuncia próximos seis lançamentos deste ano

    Seis livros fazem parte do catálogo de lançamentos confirmados para este ano da Kapulana, editora voltada para a publicação e divulgação de obras de autores brasileiros e estrangeiros com foco em temas marginais. Com uma linha editorial inovadora e criativa, as novidades incluem livros de vários gêneros como romances, contos, memórias e literatura infantil, de autores nacionais e internacionais.


    Ilha, de Marcelo Jucá, é o primeiro lançamento da editora, marcado para 20 de fevereiro, e conta a história do menino Dado, morador de um lixão. A obra infantil aborda questões sociais difíceis para serem vivenciadas por um criança que, através de suas descobertas e brincadeiras, tenta descobrir como é o mundo fora do lugar onde vive. Marcelo Jucá escreve literatura infantil e infantojuvenil e foi o vencedor do Seja Nosso Autor de 2018 da Kapulana, processo de seleção para publicação de novos autores. Jucá também é autor de O que pegamos emprestado dos outros, livro de 2019 também publicado pela editora.

    Crônica da Rua 513.2 é um romance do autor moçambicano João Paulo Borges Coelho. A narrativa se passa em uma rua fictícia de Maputo, capital de Moçambique, onde vivem e convivem personagens vivos e mortos em um período pré e pós-independência do país. Obra indispensável para quem quer conhecer mais a história de Moçambique, Crônica da Rua 513.2, a ser lançada em 24 de abril, mescla história e ficção nesse livro que apresenta uma sociedade em busca de sua própria identidade. Essa é a segunda obra do autor publicada pela Kapulana: a editora também publicou As visitas do Dr. Valdez (2019).

    Outra publicação confirmada para 2020, com lançamento marcado para 05 de junho, é A boca do muro, romance de ficção do brasileiro Bruno Honorato. A obra, vencedora do processo de seleção de 2019 da Kapulana na categoria Romance, é o primeiro livro do autor e acompanha um grupo de quatro amigos pixadores da periferia da cidade de São Paulo. Com linguagem forte e narrativa instigante, o livro apresenta reflexões sociais e políticas que envolvem o pixo e a ocupação da cidade.

    Outra obra internacional a ser lançada pela Kapulana é Sua Excelência, de corpo presente, romance do angolano Pepetela. Vencedor do Prêmio Literário Casino da Póvoa do Correntes d'Escritas de 2020, a obra é contada a partir do ponto de vista de um ditador angolano já morto. A partir das reflexões que o defunto faz em seu próprio velório, o livro apresenta o quadro político e social de um país africano, sem deixar de lado uma forte crítica aos regimes ditatoriais de países da África. O lançamento de Sua Excelência, de corpo presente será no dia 01 de julho. Outros dois livros de Pepetela foram publicados pela Kapulana no Brasil: O cão e os caluandas e O quase fim do mundo, que a Kapulana lançou com a presença do autor em 2019.

    Aké: os anos de infância, do nigeriano Wole Soyinka, foi considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX pela ASC Library e também está no catálogo de lançamentos da editora. Nessa obra de memória, Soyinka, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1986, conduz o leitor pelos tempos de sua infância revelando, pouco a pouco, a história de sua família, de sua educação e também de seu país, a Nigéria. O lançamento será no dia 31 de agosto.

    Numa esquina do mundo é o livro de contos do brasileiro Mário Medeiros. A partir de uma forte narrativa, os doze contos acompanham a história de diversos protagonistas negros em ambientes urbanos - do trem ao escritório, das ruas de São Paulo a uma esquina de Paris. A obra, prevista para ser lançada no segundo semestre de 2020, foi vencedora do processo de seleção da Kapulana Seja Nosso Autor de 2019 na categoria Conto. Medeiros já teve diversas de suas obras premiadas em instituições de alta credibilidade, como o Prêmio Jabuti e Prêmio Sesc de Literatura.

    Para saber mais sobre lançamentos e outras publicações da editora Kapulana, acesse: http://www.kapulana.com.br/



    Nenhum comentário

    Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 tanto incomoda ?

    Olá, gente amiga! Li um artigo sobre o motivo de ser feliz incomodar tanto as pessoas, ele foi escrito por "Maryana com Y" e achei...