Copia, mas não faz igual! - Blogagem Coletiva Fevereiro/25
Tem uma frase que sempre me pega:
“Nada se cria, tudo se transforma.”
Quando a proposta da Blogagem Coletiva desse mês surgiu com o tema “Copia, mas não faz igual”, eu pensei: copiar o quê? E como não fazer igual?
E assim fui aos blogs parceiros da Aliança dos Blogs garimpar!
<Uma usou Shakespeare para falar sobre liderança.
Outra transformou livros e xícaras de chá em poesia visual.
Eu resolvi misturar as duas ideias!
Coloquei Shakespeare na mesa!
Coloquei Eurípides!
Coloquei Stanislavski!
Coloquei café!
E coloquei… personagens! Porque senão não seria eu!
Entre uma tragédia grega e uma comédia shakespeariana, mora o Garfield!
Entre um estudo sobre preparação do ator e uma reflexão sobre poder, está o Patolino!
Entre o drama e o método, existe a cultura pop que me formou tanto quanto os clássicos!
Shakespeare fala sobre ambição, vingança, identidade, poder.
Mas quem nunca viu tudo isso também em um desenho animado?
A gente aprende sobre liderança com reis trágicos.
Mas também aprende sobre fracasso persistente com o Coyote.
Sobre ego com o Patolino.
Sobre intensidade com heroínas.
Sobre humanidade com personagens “imperfeitos”.
Copiar, mas não fazer igual, pra mim, foi isso:
Pegar a estética.
Pegar a ideia.
E colocar minha bagunça organizada no meio.
Porque no fim das contas, todo criador é também um "copiador"!
Inspirado pelos exemplos daqueles que admiro, sigo criando!
E talvez a maior liderança que Shakespeare ensine seja essa:
A coragem de ser autor da própria versão!
Amei essa proposta e me diverti muito escolhendo cada caneca e cada livro, além de, claro, trazer uma de minhas coleções de bonecos favoritas para tornar as fotos mais divertidas!
Confiram abaixo os posts originais que deram origem ao vídeo e vamos conferir os posts da Clau e da Dani para ver o que elas aprontaram pra gente, estou curioso!
POSTS ORIGINAIS
Mãeliteratura
https://www.maeliteratura.com/2026/01/6-on-6-seis-livros-e-uma-xicara-de-cha.html
Danielle SV
https://www.daniellesv.com.br/2026/02/lideranca-em-cena-o-que-lideres-podem.html
MÃE LITERATURA
https://www.maeliteratura.com/2026/02/blogagem-coletiva-alianca-dos-blogs.htmlOi! Sou a Claudia Leonardi, responsável pelo MãeLiteratura. O Blog está no ar desde 2010! Sou psicóloga, mãe da Letícia e do Gabriel e mediadora de Clubes de Leitura desde 2015. Apaixonada por livros, leio de tudo e adoro dar dicas sobre minhas leituras. Também escrevo sobre viagens, esmaltes, passeios e outras paixões. Vou adorar a sua visita. Te espero!
DANIELLE SV
https://www.daniellesv.com.br/2026/02/copia-mas-nao-faz-igual-alianca-dos.htmlSou Danielle SV, administradora e editora há mais de uma década.
No meu blog, o tema principal é Educação estratégica e gerencial, porque acredito que ela é para todos e para todas as profissões. Além disso, adoro indicar livros — já são mais de 200 recomendações, de diferentes áreas como culinária, cultura geral, quadrinhos, ilustrações, administração e história.
📚 Te convido a conhecer o blog e descobrir boas leituras que podem trazer leveza e inspiração para o seu dia a dia.







.png)
Nenhum comentário