Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Animação "O Menino e o Mundo" é um dos destaques da Mostra Horizonte - Cinema Nacional | Programação completa dos filmes apresentados com recursos de acessibilidade

    Na próxima segunda-feira, dia 22 de agosto, começa a MOSTRA HORIZONTE CINEMA NACIONAL, evento 100% online e gratuito que apresentará dez clássicos do cinema nacional, a maioria pela primeira vez com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.


    Durante os dias 22 a 26 de agosto, você poderá conferir uma seleção dos filmes que marcaram época do cinema nacional como “O Auto da Compadecida” (2000), “Carandiru: o Filme” (2003), “Estômago” (2007), “O que é isso, Companheiro?” (1997), além de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), “A Marvada Carne” (1985), “Pixote, A Lei do Mais Fraco” (1980), “Jeca Tatu” (1959), o terror “À Meia-Noite Levarei sua Alma” (1964) e a animação indicada ao Oscar® e vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais “O Menino e o Mundo” (2013). Confira a programação completa no site oficial clicando AQUI!

    "É triste pensar que nem todos têm acesso à história do cinema brasileiro e, portanto, à cultura nacional. Para entender quais filmes seriam relevantes para essa primeira edição da Mostra, convidamos o Edgar para fazer a curadoria e vamos estender o debate a outras pessoas e instituições de pessoas com deficiência", afirma Thais Ortega, coordenadora de acessibilidade da Mostra Horizonte.

    As exibições vão acontecer em dois horários por dia através do site oficial da Mostra e todas as sessões poderão ser vistas por pessoas com e/ou sem deficiência juntas, usando ou não os recursos de acessibilidade (audiodescrição, legenda descritiva ou LIBRAS) de sua preferência.

    Para assistir aos filmes, será necessário realizar o seu cadastro no site da plataforma, e entrar nele no dia e horário do filme, que será exibido ao vivo. Além disso, o site também conta com a programação completa da mostra com acesso à sinopse, ficha técnica e trailer dos filmes, além de informações sobre os debates que serão realizados. 

    “Eu acho que a coisa mais importante da Mostra é a perspectiva que a gente pode oferecer para pessoas com deficiência sobre aquilo que o cinema brasileiro já produziu. O cinema é um reflexo da sociedade e este quando é pinçado ao longo da história, reflete esses momentos históricos e a importância que é olhar para o passado e entender o que a gente estava vivendo naquela época. Eu imagino que as pessoas com deficiência não tiveram até hoje a chance de olhar para a nossa história pela perspectiva do cinema. Quando me chamaram para fazer a curadoria, pensei: vou perguntar para as pessoas o que no cinema nacional mais as atrai e fui entendendo quais eram as obras que faziam sentido para elas.  Então, fui conciliando aquilo que fazia sentido para as pessoas e o que fazia sentido para o cinema nacional. Foi uma experiência enriquecedora e eu sou muito agradecido por ter passado por ela”, conclui o ator, dramaturgo, romancista e pessoa com deficiência visual Edgar Jacques, curador da Mostra Horizonte. 

    O Brasil é o país que mais produz diversidade nos filmes e contém um longo e prestigiado percurso audiovisual até então pouco acessível às pessoas com deficiência visual e/ou auditiva. O mês de setembro é o mês da acessibilidade e o objetivo dessa iniciativa é incluir esse público à história cinematográfica nacional. 

    Acompanhe as nossas redes sociais para receber mais conteúdos, como debates, lembretes de exibição e curiosidades sobre os recursos de acessibilidade produzidos especialmente para a mostra.


    .: REDES SOCIAIS :.

    Instagram | Facebook


    Em sua primeira edição, a MOSTRA HORIZONTE CINEMA NACIONAL, realização ETC Filmes com apoio da HandTalk, vai prestigiar o cinema brasileiro e disponibilizando uma seleção de filmes com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou cegas (Audiodescrição) e pessoas com deficiência auditiva e surdas (LIBRAS e Legendas Descritivas). Em breve, teremos outras edições prestigiando outros gêneros do cinema.



    Nenhum comentário

    Podcast Protagonistas - Inspiração e Empreendedorismo! - Aliança dos Blogs Março/2024

    Olá, gente amiga! Chegou aquele momento do mês em que você vê o velho Tom aqui e minhas queridas amigas da Aliança dos Blogs falando sobre u...