Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Entrevista com Ligia Zanella - Campinas Anime Fest

    Conheci a artista Ligia Zanella anos atrás e fiquei fascinado com sua obra, Calendar! Para quem faz um tempo que me acompanha, com certeza já me viu indicar as obras de Ligia por aqui, se você é novo aqui no blog, recomendo que veja essa matéria ou essa entrevista em vídeo que gravei com ela anos atrás para ter uma ideia do que estou falando! Muito bem, encontrei a artista no Artists Alley e conversamos um tempinho sobre o evento e várias outras coisas, confira abaixo a entrevista!

    Ligia Zanella (Foto: Tom Dutra)

    TOM DUTRA: Aqui no CAF, há alguma característica que você considera um diferencial? Algo que te faz querer participar do evento?

    LIGIA ZANELLA: Sim! Um dos aspectos que eu acho mais legais aqui do evento é o público! É bem focado em animes mesmo, mangás, ou seja, estão aqui buscando uma arte que é parecida com o que eu faço! Muitos gostam do meu estilo, aquarela e tal... Então é um público bem focado, isso é muito legal. E fica lotado! O evento é bem divulgado aqui em Campinas! Acho que também pelo fato de ser uma cidade bem grande, bem cheia de gente, tudo isso faz com que o pessoal venham em peso pra cá no dia do evento, e isso para nós, artistas, é muito bom!

    TOM DUTRA: Você é uma Mangaká com um trabalho nacional muito querido por seus leitores, mas acredito que tudo isso tenha exigido esforço e paciência... Como foi esse caminho pra você? Pode me falar se há uma diferença muito grande entre o primeiro evento que você participou e hoje?

    LIGIA ZANELLA: Ah, sim, com certeza! O primeiro evento da minha vida foi o Anime Friends em 2015... Era um lugar que você ficava quase do lado de fora, com uma mesinha pequenininha... Eu tinha só um título, super pequenininho, que eu vendia por cinco reais para ver se o pessoal gostava de meu trabalho. Então, eu comecei bem baixinho, assim, sabe? Para mim, hoje em dia, é uma diferença muito grande, e eu fico muito contente com a recepção do público, assim como com o carinho por parte deles, que eles têm pelo meu trabalho, que passou por várias mudanças e foi conquistando esse pessoal, né?

    Ligia e seu marido, Davi! Pessoas mais-que-queridas! (Foto: Tom Dutra)

    TOM DUTRA: Estou muito feliz por ver que o seu título está na JBC, um título que eu conheço desde que você lançou o primeiro volume de forma Independente! Quero saber como é, para você, ver o seu mangá como parte de um selo da editora que foi uma das pioneiras em trazer os mangás aqui pro Brasil, como é ver seu título ao lado de títulos que a gente conhece e ama há décadas...

    LIGIA ZANELLA: Então, eu tenho até uma história pra contar no meio disso, porque quando anunciaram que o Calendar estava pra sair pela JBC, um rapaz que faz leitura online de quadrinhos (eu tenho alguns capítulos na internet, no Tapas) pegou o mangá e começou a ler os primeiros capítulos... Só que ele faz leitura online, ao vivo, naquele streaming, e o pessoal vai comentando junto com ele! Ele me marcou, e aí eu fui ver, mas pensei assim, eu vou assistir, mas eu não vou falar nada, só pra ver o que o pessoal comenta sobre o meu trabalho, naquela covardia de autora (risadas). O que eu senti com essa experiência, é que, se antes eu considerava o Calendar como algo apenas meu, agora ele atingiu outro nível, alcançando muitas outras pessoas, com outras maneiras de enxergá-lo, o que eu sinto é que agora o Calendar não é mais apenas meu, o Calendar é do mundo!

    TOM DUTRA: Obrigado, Ligia, pela entrevista! Adorei nossa conversa! Mais e mais sucesso pra você, sempre!

    LIGIA ZANELLA: Imagine, Tom! Eu é que agradeço! Até os próximos eventos!

    ***

    É isso aí, gente amiga! Adorei esse papo com ela, que é uma das autoras nacionais que mais admiro! Para conhecer melhor seu trabalho, siga a Ligia no Instagram e fique por dentro de tudo!

    Vamos que vamos, nos vemos nas próximas matérias, um abraço e até lá!

    Tom Dutra

    2 comentários:

    1. Obrigada pelo carinho de sempre Tom! Foi mto bom poder bater um papo contigo no CAF assim como em todos os outros eventos! Te admiro demais também!! ^^~/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Só tenho a agradecer, minha talentosa amiga, e desejo mais e mais sucesso pra você, que a inspiração sempre esteja presente pra você continuar nos apresentando maravilhas como Calendar! ^^

        Excluir

    Abi Daré e A Garota Que Não se Calou - Aliança dos Blogs - Abril/2024

    Olá, gente amiga!! É hora de mais uma blogagem coletiva com as queridas amigas da Aliança dos Blogs, e o tema de abril é  Autores Africanos ...