Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    "Ao Redor do Sol", novo projeto da artista Talessa Kuguimiya, entra em campanha de pré-venda

    Gente amiga, trago aqui uma dica imperdível de uma das artistas que mais admiro! Quem me acompanha há um tempo sabe que, se a Talessa Kuguimiya lança algo, é certeza que eu falo aqui no blog, pois seu talento e sua criatividade nunca desapontam, é uma obra-prima atrá de outra! Dessa vez a novidade é o projeto "Ao Redor do Sol", contemplado pela ProAC SP 2021  e que também conta com o apoio do Museu da Imigração Japonesa e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.  Saiba mais sobre ele abaixo e garanta o seu já na pré-venda, pois eu certamente farei isso! 


    A campanha este ano ocorrerá simultaneamente em duas plataformas, no Catarse e no site oficial da artista Talessak. Atenção, a campanha começa hoje, dia 07/04/2022 e termina no dia 22/06/2022.

    No Catarse a entrega da HQ e da recompensa será exclusivamente presencial. No site Talessak a campanha será de pré-venda da HQ Ao Redor do Sol e será enviada junto com as recompensas via correio.


    SOBRE A HQ

    “AO REDOR DO SOL” é um projeto gráfico para História em Quadrinhos, cujo  tema principal é a história de uma mulher empreendedora, filha de imigrantes japoneses que supera as dificuldades financeiras, as diferenças culturais e o preconceito no oeste paulista durante e após a Segunda Guerra Mundial. 

    O projeto tem a intenção de resgatar a importância das mulheres, filhas de descendentes de imigrantes japoneses,  no processo histórico e sua colaboração na formação de nossa sociedade. Narra a luta pela integração social, a perda da identidade nacional e o sacrifício de seus sonhos. É uma homenagem a todas as mulheres empreendedoras que trabalharam desde muito jovens e se tornaram pilares de suas famílias em uma época que prevalecia o segregacionismo e uma  realidade adversa.  


    QUADRINHO  COM QRCODES. Ao Redor do Sol traz também, como na maioria dos projetos que a artista vem realizando, a proposta da transmídia e multimídia. A interação entre a linguagem gráfica (HQ) e audiovisual (animação) se dá por meio de QRcodes. O leitor terá acesso aos conteúdos, como animação, trilha sonora original, que funcionam como elementos complementares à história.

    SINOPSE

    A história se passa na capital paulista e no interior do Estado , principalmente no período da 2ª Guerra Mundial. Tem como protagonistas a menina Rosa, filha de imigrantes e um menino, também filho de imigrantes japoneses e seus amigos. Ela é narrada desde a chegada de suas famílias aqui no Brasil até 1954, ano do aniversário do IV Centenário de São Paulo. 

    O processo de adaptação deles, a compreensão de costumes tão diferentes e a barreira de uma língua desconhecida. Ela se desenvolve a partir da vivência  de Rosa, da infância até a vida adulta.  A  luta pela integração a partir de culturas tão distintas e antagônicas até a superação dos desafios e preconceitos numa terra desconhecida.

    Texto curatorial e de apresentação da HQ: Celina Yamauchi. Artista visual. Graduada na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre (2001) e Doutora em Artes (2013) pela mesma instituição de ensino. 

    Trilha sonora das animações: Karla Dallmann. Compositora e musicista. Estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Foi integrante da Orquestra de Harmônicas de Curitiba e programadora musical da Rádio Educativa do Paraná. 


    Confira o Teaser:




    Nenhum comentário

    Os dentes como vocês nunca viram! Autoras sorocabanas lançam HQ sobre Saúde Bucal no FIQ

    Olá, gente amiga, e hoje tenho uma dica que vai deixar você de boca aberta! A talentosa Lígia Zanella , autora de Calendar, uniu forças com ...