Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Aliança dos Blogs: Leitor - Hábitos de Leitura de um Tom

    Olá, gente amiga, estou de volta, e com meus queridos amigos da Aliança dos Blogs para mais uma Blogagem Coletiva! Aeeeeee! O tema deste mês é "Leitor", e para isso eu trouxe alguns de meus hábitos e curiosidades sobre o que mais gosto e o que menos gosto dessa incrível e amável atividade que é ler! Vamos que vamos!


    1. Gosto de cheirar o livro novo, mas quem não gosta, não é mesmo? Menos no Kindle. Tentei, não é a mesma coisa. Tentei três vezes.


    2. Desde que tomei um spoiler de algo que acontecia no meio de um LIVRO DE DETETIVE, não leio mais sinopses... Obviamente pelo título você pode achar que um livro é de ficção científica quando ele é de culinária tailandesa, mas faz parte!


    3. Introduções às vezes são lastimáveis, mas não consigo pular... Dia desses passei 3 meses lendo uma introdução para um livro de contos de terror, o livro quase me matou de tédio ao invés de matar de susto.


    3-A. Quando eu abro o livro que leio "Capítulo 1" ao invés de "Introdução" até peço uma pizza pra comemorar! O inverso acontece quando leio "Notas sobre as edições anteriores". (Qual seria o inverso de pedir uma pizza?)


    4. Notas de rodapé. Mano, se é preciso ter mais textos no rodapé do que na história em si, faz um livro só com elas e escreva sob o título: "Não leia se não tiver lido o livro só de notas de rodapé"! 


    5. Aí você está lendo um livro e de repente, no meio do texto, "abslopsyet ahrintep hoyt", e o protagonista, "hmmmm, faz todo o sentido"! Gente amiga!! ISSO merece uma nota de rodapé, porque infelizmente eu não sei todos os idiomas do mundo... (Fazer essa lista está me deixando irritado, hein? Haha!)


    6. Fico voltando as páginas frequentemente por esquecer os nomes dos personagens, principalmente quando o livro tem 300 páginas e 328 personagens.


    7. Essa é uma legal!! Gosto MUITO quando o livro traz referências de músicas, filmes e de outros livros! Fico curioso e vou pesquisar, inclusive já conheci tanta coisa legal dessa forma... Mas sem exagero, quando tem uma referência em cada parágrafo também já é demais, quantos séculos o autor viveu pra conhecer tanta coisa? xD


    8. Outra legal, para quem achou que eu só ia reclamar! Amo pesquisar sobre o autor e a história após a leitura, e quando o livro traz páginas extras com curiosidades então, me ganhou! Só não na introdução... Depois da leitura, por favor! DEPOIS! 


    9. Leitura concluída, nada melhor que indicar aquele livro que você amou para aquele seu amigo que ama leituras e com quem você vai adorar discutir a história, mesmo sabendo que em 90% das vezes ele vai falar "vou ler" e não vai... 


    10. Próxima leitura! Chegou a hora de escolher sua próxima jornada! Será do mesmo autor? Será do mesmo gênero? Será o livro de culinária que você abandonou no meio achando ser uma ficção científica? Essa é uma das partes mais divertidas!


    É isso aí, gente amiga, esses são os hábitos de leitura de um Tom! Quais são os seus? (Se você é fã de introduções, me desculpe, eu estava só brincando... Será?)

    Agora confira os posts dos meus queridos parceiros da Aliança dos Blogs e confiram o que eles falaram sobre este mesmo tema, aposto que vão amar!


    MÃELITERATURA: 

    https://www.maeliteratura.com/2022/01/blogagem-coletiva-alianca-dos-blogs.html

    LEITOR DOS SONHOS:

    https://leitordossonhos.com/2022/01/26/leitor-avancado---dicas-de-leitura--alianca-dos-blogs/

    VIDA PROFISSIONAL POR DANIELLE SV:

    https://www.daniellesv.com.br/2022/01/alianca-dos-blogs-112-leitor-da-minha.html 


    Tom ficando por aqui! Nós nos vemos nos posts, um abraço e até lá!

    Tom Dutra


    3 comentários:

    1. Como me identifiquei!kkk Com a 1: amo cheiro de livro e será que o Kindle algum dia terá cheiro também? Acho que sim hein. 4: Sim, fico pasma com a quantidade de notas de rodapé de determinados livros. 6. Sou ótima fisionomista mas com nomes eu também volto seiscentas vezes para lembrar e quando li o Tempo e o Vento? Nosssaaa!! Tinha que voltar em outro volume para lembrar o nome. kkk 7. Amo as referências e também já tirei muita coisa boa delas. 8. Depois do título vou log saber quem escreveu e a história do autor. Amei e como tu viu me identifiquei muito, Tom! E estou muito feliz por passarmos mais um ano juntos na Aliança dos Blogs. Até mais, Dani.

      ResponderExcluir
    2. Aquele momento que a gente começa a fazer um post divertido e de repente ele vira um desabafo de reclamações hahahah Eu sou um defensor de notas de rodapé, PORÉM eu acho que se um livro exige muitas notas tem algum problema nele, eu quero entender as coisas lendo o livro, não com a ajuda da interpretação de alguém...
      E eu detesto referências de cultura pop em livros hahah eu nunca vou pesquisar porque preguiça e aí acabo não entendendo a referência mesmo.
      Muito legal o post, Tom!

      ResponderExcluir
    3. Querido Tom, eu amei seu post!
      Me identifico totalmente e morri de rir com o item 9, da indicação do amigo...kkkk
      Adoro a nossa blogagem coletiva.
      Beijos e até o mês que vem
      Clau

      ResponderExcluir

    Podcast Protagonistas - Inspiração e Empreendedorismo! - Aliança dos Blogs Março/2024

    Olá, gente amiga! Chegou aquele momento do mês em que você vê o velho Tom aqui e minhas queridas amigas da Aliança dos Blogs falando sobre u...