Aliança dos Blogs: Consciência Negra - A Garota Que Não Se Calou

Muito bem, muito bem, aqui estamos para mais uma blogagem coletiva, e o tema escolhido para este mês foi Consciência Negra! Escolhi um livro que li este ano e que gostei demais, mexeu comigo de tal forma que entrou para a lista de favoritos do ano! Escrito pela autora nigeriana Abi Daré, "A Menina Que Não Se Calou" incomoda por ser inspirado em situações que, por incrível que pareça, podem acontecer em determinados lugares do mundo, mas é incômodo no bom sentido, afinal, muitas vezes precisamos nos sentir incomodados para que mudanças significativas aconteçam!


A GAROTA...

Abi Daré nos apresenta Adunni, uma garota sedenta por conhecimento, mas que não nasceu em um dos lugares mais promissores para matar essa sede, ou pelo menos não para a sua situação, afinal, uma garota se interessar por estudos na vila rural nigeriana onde nasceu é absurdo, e aos 14 anos, ao invés de seguir se dedicando ao aprendizado, ela é vendida para ser a terceira esposa de um homem que enxerga nela apenas uma futura mãe para seu herdeiro. Muito bem, só vou contar até aqui, pois a trama tem muitas reviravoltas e vale a pena acompanhar a corajosa Adunni em sua jornada e, enquanto ela vai aprendendo no caminho, consegue nos ensinar valiosas lições sobre a vida.


...QUE NÃO SE CALOU

Uma fato sobre Adunni é, por mais que pareça o mundo inteiro queira abafar a voz da menina, ela não se deixa calar, e no final a sua mensagem é um grito de alerta para todos nós! Abi Daré optou por uma escrita diferente, onde começamos o livro lendo a história narrada pela protagonista, Adunni, cheeeeio de erros de gramática! Não vou negar, isso me incomodou um pouco, logo de cara, não estava acostumado, acho que foi o primeiro livro que li nesse estilo, mas ao longo das páginas nós vamos entendendo o motivo e, isso que havia me chateado antes, se tornou uma das mais interessantes escolhas da autora! Não mudaria nada! Ouça você também a voz de Adunni em um dos melhores livros que já li! Você vai se emocionar, sorrir e chorar com a história da menina que não se calou! Que mais e mais vozes apareçam para fazer deste um mundo melhor!

Agora que você já conferiu a minha dica, confira os posts de meus amigos para mais dicas sobre o mesmo tema!


MÃELITERATURA: 

https://www.maeliteratura.com/2021/11/blogagem-coletiva-alianca-dos-blogs.html


LEITOR DOS SONHOS:

https://leitordossonhos.com/2021/11/24/consciencia-negra-autoras-negras-que-li-este-ano-alianca-dos-blogs/


VIDA PROFISSIONAL POR DANIELLE SV:

https://www.daniellesv.com.br/2021/11/alianca-dos-blogs-3-consciencia-negra.html


Aliança dos Blogs: Consciência Negra - A Garota Que Não Se Calou Aliança dos Blogs: Consciência Negra - A Garota Que Não Se Calou Reviewed by Tom Dutra on 14:00 Rating: 5

2 comentários:

  1. Que post mais especial, Tom!
    Adorei.
    Já anotei aqui a dica, quero muito ler também, ainda não conhecia este livro e fiquei muito curiosa
    Amo as nossas blogagens coletivas!
    Até o mês que vem
    Beijos
    Clau

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.