Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Dica de Livro: A Revolução dos Bichos de George Orwell

    A dica de hoje muitos e muitos camaradas já devem conhecer, seja por alguma das inúmeras adaptações que ganhou, incluindo filmes, animações e peças teatrais, seja pela obra original que conta com diversas versões e traduções desde sua primeira publicação em 1945. Estou falando de “A Revolução dos Bichos”, clássico de George Orwell que, para o bem ou para o mal, nunca envelhece...


    UMA FÁBULA MAIS FÁBULA QUE AS OUTRAS FÁBULAS

    Mesmo quem não conhece a tão famosa obra de George Orwell já deve ter se deparado por aí com expressões como “porcos no poder” ou “todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que outros”, não é mesmo? A fábula que conta o que acontece em uma fazenda quando os animais se rebelam contra o humano que os trata sem piedade e passam a tomar conta da fazenda fala sobre o poder e como ele pode corromper... O livro te prende do início ao fim, e em mim causou um sentimento de revolta que foi crescendo e crescendo até chegar na última página e... Nossa! Só lendo!


    INTRINSECAMENTE REVOLUCIONÁRIO

    A versão sobre a qual falo nesta dica é a lançada pela Intrínseca este ano! Diversas editoras lançaram ou relançaram a obra recentemente, e isso se deve ao fato de ter entrado em domínio público aqui no Brasil, e eu digo que não aplicaria a velha frase “não julgue o livro pela capa” neste caso! O que me fez ter um interesse ainda maior por esta edição são as ilustrações do grande Ralph Steadman, premiado artista conhecido, entre outras coisas, por seu trabalho em conjunto com o escritor Hunter S. Thompson! Seu estilo único combinou perfeitamente com o clima da história, dando uma nova roupagem para os cenários e personagens apresentados na história. Motivo número dois pelo qual indico esta versão é a tradução! Todo leitor sabe o quanto isso faz diferença, e André Czarnobai fez um excelente trabalho traduzindo essa obra imortal, além de assinar o posfácio que me deixou ainda mais satisfeito ao concluir a leitura!


    UM CLÁSSICO PARA LER E RELER

    “A Revolução dos Bichos” é um daqueles livros que gosto de pegar e reler um trecho aqui, outro ali, dar uma conferida em um capítulo específico... Que faz aquilo que um livro pode fazer de melhor em nossas vidas: nos fazer refletir! Terminei o livro com uma vontade enorme de conversar com as pessoas sobre a história, sobre o quanto ela é atual, como podemos nos identificar com os personagens, enfim, o fim do livro é só o começo! Se você já conhece alguma adaptação, não pare por aí... Leia o original! É uma experiência totalmente diferente! Dica imperdível para a vida!

    Tom Dutra


    Nenhum comentário

    Sessão especial de "Música das Esferas: Mimi e o Baú Mágico" acontece no MIS em 20 de abril

    Amanhã, dia 20 de abril, acontecerá uma sessão especial seguida de debate do curta-metragem de animação brasileiro   MÚSICA DAS ESFERAS: MIM...