Dica Animada: CCBB-SP recebe mostra de Anime com clássicos da cinematografia japonesa

Falta pouco, gente amiga! Estou ansioso esperando essa mostra há um tempão e agora estamos perto de ter a chance de conferir grandes animações japonesas em tela grande! Algumas delas eu já conheço e amo, mas nunca tive a oportunidade de ver no cinema, e vamos combinar, não há melhor maneira de ver, não é mesmo? Trata-se da mostra ANIME: O FANTÁSTICO MUNDO DAS ANIMAÇÕES JAPONESAS que chega ao Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, de 12 a 24 de fevereiro, com exibição de filmes e debates gratuitos. Os ingressos para as sessões devem ser retirados na bilheteria a partir de uma hora antes.


A mostra, realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Centro Cultural Banco do Brasil e com patrocínio do Banco do Brasil, vai celebrar a cultura japonesa e o legado dos animes na história da animação mundial. Serão exibidos 15 filmes, clássicos e animações premiadas, de ação, aventura, ficção científica e comédia 

Esta é uma oportunidade única para o público paulistano se aprofundar nesta arte, que encanta crianças e adultos e reúne centenas de fãs. A curadora Juliana Melo ressalta que "a Mostra ANIME: O Fantástico Mundo das Animações Japonesas propõe um panorama da produção de longas-metragens anime. Com uma mistura de clássicos conhecidos do público e referenciados no mundo, como "Ghost in the Shell: o Fantasma do Futuro" e "Akira", títulos de diretores consagrados, como "Vidas ao Vento", de Hayao Miyazaki, e "Paprika", de Satoshi Kon, além de obras populares baseadas em franquias de videogames e mangás, a mostra explora a diversidade dessas fantásticas animações".  


Além das exibições, haverá um debate sobre o filme "As Memórias de Marnie, ancestralidade e solidão" com a crítica de cinema, roteirista e jornalista cultural Lorenna Montenegro no dia 19/02, após a sessão (que terá legenda descritiva) do filme que começa às 18h. O filme, uma das últimas produções do renomado Estúdio Ghibli, foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2016 e recebeu diversos prêmios em festivais pelo mundo.  

Já no dia 21/02 o debate será sobre a obra "Akira" com Cinthia Saty Fuji, ilustradora, quadrinista e artista de desenvolvimento visual para animação, curtas e longas, também após a sessão das 18h. "Akira", de Katsuhiro Ôtomo, marcou uma geração quando foi lançado no final dos anos 1980, ao extrapolar as barreiras orientais e dos fãs e apresentar para o mundo a arte do anime. Na história, dois adolescentes de uma gangue de Tóquio acabam envolvidos em um projeto ultrassecreto do governo.  

A mostra ANIME: O FANTÁSTICO MUNDO DAS ANIMAÇÕES JAPONESAS tem curadoria e idealização de Juliana Melo e produção da Villa-Lobos Produções.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

12/02 – quarta-feira 
16h – Padrinhos de Tóquio – 12 anos 
19h30 – Ghost in the Shell – 14 anos 

13/02 – quinta-feira 
16h – A Tartaruga Vermelha – livre 
19h – Hunter x Hunter: Phantom Rouge – 12 anos 

14/02 – sexta-feira 
16h – Paprika – 14 anos 
19h – Vidas ao Vento – 12 anos 

15/02 – sábado 
14h45 – Pop in Q – livre 
17h – Hunter x Hunter: The Last Mission – 14 anos 
19h – Akira – 14 anos 

16/02 – domingo 
14h – A Tartaruga Vermelha - livre 
16h – Kappa: O Duende do Rio Sampei – livre 
18h – O Conto da Princesa Kaguya – livre 

17/02 – segunda-feira 
16h – The Sky Crawlers: Eternamente (sessão com audiodescrição) - 12 anos 
19h - The Sky Crawlers: Eternamente – 12 anos 

19/02 – quarta-feira 
16h – 5 Centímetros por Segundo – livre 
18h – As Memórias de Marnie (sessão com legendagem descritiva, seguida de debate) – 10 anos 

20/02 – quinta-feira 
16h – O Lugar Prometido em Nossa Juventude – 12 anos 
19h – O Conto da Princesa Kaguya – livre 

21/02 – sexta-feira 
16h – Ghost in the Shell – 14 anos 
18h – Akira (sessão seguida de debate) – 14 anos 

22/02 – sábado 
10h – Pop in Q – livre 
12h30 – Hunter x Hunter: Phanton Rouge – 12 anos 
14H30 – Vidas ao Vento – 12 anos 

23/02 – domingo 
10h – Hunter x Hunter: The Last Mission – 14 anos 
12h30 – O Lugar Prometido em Nossa Juventude – 12 anos 
14h30 – Padrinhos de Tóquio – 12 anos 

24/02 – segunda-feira 
13h – 5 Centímetros por Segundo – livre 
15h – Paprika – 14 anos 


SERVIÇO 
MOSTRA ANIME: O FANTÁSTICO MUNDO DAS ANIMAÇÕES JAPONESAS 
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil 
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Cinema 
Data: de 12 a 24 de fevereiro de 2020 
Consulte a programação nas redes sociais do CCBB SP ( em breve ) 

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo 
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP 
Aberto todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças 
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô 
Informações: (11) 4298-1260  



Tom Dutra

Tom Dutra é formado em Artes Visuais pela FMU, é cartunista e cria seus próprios personagens desde 1995. Atualmente faz produção de conteúdo para a internet em seu blog "Dicas do Tom", onde publica semanalmente as tirinhas da série 'Tom sobre Tom'.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem