Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Projeto educacional "Luz-Paulista" completa 20 anos

    O projeto educacional "Luz-Paulista" foi criado 20 anos atrás, quando dois professores tiveram a ideia de levar os alunos para um passeio pela cidade de São Paulo enquanto ensinavam a importância histórica de cada local do trajeto escolhido. No dia 15 de setembro, mais uma vez o professor Sérgio Pereira de Morais, um dos idealizadores do projeto, levou uma turma de alunos para esse passeio educativo pelas ruas paulistanas, e eu pude acompanhá-los para saber mais sobre isso.

    O professor Sérgio Pereira de Morais ensina aos alunos a importância histórica durante o trajeto. (Foto: Tom Dutra)
    "LUZ-PAULISTA"

    O projeto tem esse nome por ter como início do percurso a rua Mauá, ao lado da Estação da Luz e como parada final o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) no coração da Avenida Paulista. Ao longo de sua existência, o projeto já apresentou a cidade de São Paulo para mais de 1000 alunos de diversos colégios desde que surgiu oficialmente, em junho de 1998. Os professores Sérgio Pereira de Morais e Luiz Carlos Ramalho perceberam que havia uma necessidade de fazer o aluno realmente "perceber" a cidade e juntos decidiram fazer um passeio com a turma em um sábado, praticando o ensino ao ar livre. O resultado da experiência foi tão gratificante que eles decidiram continuar com a prática mesmo após saírem da escola onde trabalhavam juntos e partirem para escolas diferentes.

    Algumas das paradas durante o trajeto "Luz-Paulista" (Fotos: Tom Dutra)

    PONTOS ESTRATÉGICOS

    Em alguns pontos do trajeto o professor para e explica a importância histórica do local, enquanto os alunos atentos tiram suas dúvidas e fazem as anotações que servirão para um estudo temático escolhido pelo grupo. Temas como "migração" e "hábitos e costumes" fazem parte das opções que eles podem escolher para se aprofundar. Entre os pontos estratégicos temos lugares bem conhecidos da cidade como a Sala São Paulo, o Largo do Paissandú, o Cemitério da Consolação, o Edifício Itália e o Cinema Marabá, um dos últimos cinemas de rua que permanecem ativos até hoje.

    Agradecimento especial ao professor Sérgio e ao Colégio Marillac pelo convite para cobrir essa edição do "Luz-Paulista"
    Colégio Batista Brasileiro, Rumo, Gonçalves Dias e Helena Lombardi são alguns dos colégios por onde passou o projeto educacional "Luz-Paulista", e nessa última edição do dia 15 de setembro foi a vez dos alunos do Colégio Marillac, que curiosamente foi onde o projeto teve seu início em 1998. Espero que mais professores tenham ideias como essa e a disposição para colocá-las em prática, pois são projetos como esse que me fazem acreditar que há esperança para a Educação em nosso país!

    Tom Dutra

    Nenhum comentário

    Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 tanto incomoda ?

    Olá, gente amiga! Li um artigo sobre o motivo de ser feliz incomodar tanto as pessoas, ele foi escrito por "Maryana com Y" e achei...