Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Cinema: Hafis & Mara abre 7ª edição do Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo

    Começa hoje (09/05) a 7ª edição do Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo e já fui conferir seu filme de abertura, o documentário "Hafis & Mara"!


    Sobre "Hafis & Mara":

    Hafis Bertschinger é um artista suíço-libânes que dedicou sua vida à arte, viajando pelo mundo todo buscando temas e inspiração para suas pinturas. Mara é a esposa de Hafis, e por sua vez, dedicou a vida ao marido, dando à ele todo o apoio necessário para que pudesse trabalhar em suas criações sem preocupações, sendo o porto seguro do artista.

    O documentário dirigido por Mano Khalil mostra a vida do casal naqueles que são considerados seus últimos anos de vida, onde o artista continua criando suas obras, porém agora com um sentimento que o incomoda, o de não ter conseguido reconhecimento, ainda que não tenha sido isso que buscou com sua produção durante toda a vida.

    Claro que não quero aqui generalizar, mas o filme dá uma boa ideia do que é conviver com um artista. Muitos deles são temperamentais, apaixonados pelo que fazem, impulsivos que se deixam levar pelo desejo de criar, de colocar para fora aquilo que estão sentindo, e Hafis tem muito disso em sua personalidade, o que por vezes fez com que Mara tivesse que ceder aos seus próprios desejos por amor ao companheiro. Boa parte das cenas foi filmada em primeiro plano, colocando em evidência as emoções das pessoas, que muitas vezes falam mais que suas palavras.

    Concluindo, mais do que um documentário sobre arte, como o próprio título indica, esse é um filme sobre relacionamento e, eu diria também, sobre o amor. O amor que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta.


    Sobre a 7ª edição do Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo:

    A partir do dia 09 de maio até o dia 21, acontece em São Paulo a 7ª edição do Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo, uma parceria entre o Centro Cultural Banco do Brasil, o Sesc SP e o Consulado da Suíça em São Paulo.

    Para a abertura do Panorama em São Paulo, realizada no dia 09 de maio, o filme escolhido foi o documentário “Hafis & Mara”, do cineasta Mano Khalil, que virá ao Brasil para participar da abertura e também de dois debates realizados no CCBB, dia 10 de maio, às 18h30 e no CineSesc, dia 12 de maio, às 19h30.

    Nesta edição, além do filme de abertura, o público terá acesso a mais de 15 longas-metragens, nos gêneros documentário e ficção, destaque para o inédito “Diário da Minha Cabeça” (Journal de Ma Tête), de Ursula Meier, vencedora do Urso de Prata no Festival de Berlim 2012 com o filme "Minha Irmã"; “O Som da Voz” (Der Klang der Stimme), de Bernard Weber, que recebeu o Prêmio do Público no 53º Solothurner Filmtage; “O Tribunal do Congo” (Das Kongo Tribunal),  dirigido por Milo Rau, que recebeu Menção Honrosa no DOK Leipzig, e “Sobre Ovelhas e Homens” (Des Moutons et des Hommes), de Karim Sayad, que o foi o filme vencedor do Prêmio do Júri no 53º Solothurner Filmtage; entre outros.

    O Panorama também apresenta uma seleção especial de curtas-metragens, formada por oito títulos: "Rewind Forward", "Between Lands", "La Bataille de San Romano", "Casa Son Duno", "In Takt", "Blind Date", "Au large" e "Parzival".

    “O 7º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo traz uma seleção de filmes em diferentes formatos, estéticas, vozes e questionamentos. Os longas e curtas-metragens selecionados (documentários, ficções, animações, experimentais), dirigidos por homens e mulheres, de diversas partes da Suíça, convidam o público a mergulhar na atual cinematografia do país com suas singularidades e pluralidades”, afirmam Celia Gambini e Talita Rebizzi, curadoras do Panorama.

    A 7ª edição do Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo será exibida no Cinesesc, de 09 a 16 de maio, e no CCBB SP, de 09 a 21 de maio, e terá mais duas itinerâncias em sua programação, uma no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (CCBB DF), de 22 de maio a 10 de junho e outra no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), de 30 de maio a 16 de junho.



    Nenhum comentário

    Por que a felicidade da Beatriz do BBB24 tanto incomoda ?

    Olá, gente amiga! Li um artigo sobre o motivo de ser feliz incomodar tanto as pessoas, ele foi escrito por "Maryana com Y" e achei...