Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Livro: A Beija-Flor e o Girassol

    Poético. Sensível. Lindo. São apenas três dos muitos adjetivos que o livro "A Beija-flor e o Girassol" merece! Vencedor do primeiro lugar no Prêmio ACIMA, do Salone Internazionale Del Livro Di Torino, o texto foi escrito por Paula Valéria Andrade e vai tocar o coração das crianças e dos adultos também!


    O livro conta a história da beija-flor Dodô, que por causa de um incêndio acaba quebrando a asa e perdendo a capacidade de voar. Nesse difícil momento da vida, ela conhece um girassol chamado Gil, que também não está em seus melhores dias, mas eles perceberão que juntos terão suas vidas transformadas pelo poder da amizade, compreensão e solidariedade.

    "Em momentos de crise sempre é mais fácil discordar e cada um virar para um lado. Mas, perceber o outro, notar as fraquezas que temos e buscar nos sensibilizar com a possibilidade de transformação, de melhorar a situação é algo que precisa cada vez mais ser valorizado para a construção de uma sociedade mais equânime e mais digna nos ambientes coletivos e familiares", é no que acredita a autora dessa bela história.

    O visual ficou por conta do ilustrador mexicano Luis San Vicente, que não ficou preso às palavras, ao contrário, teve bastante liberdade de criação, o que Paula acha ótimo, já que é uma forma de incentivar as crianças a usarem a imaginação e criarem suas próprias cenas. As expressões dos personagens são maravilhosas e as lindas ilustrações estão em total harmonia com o texto.

    É uma leitura fácil, divertida com muitas rimas, e embora seja indicado para crianças na faixa dos 8 anos, a história traz uma mensagem importante sobre compaixão, amizade e otimismo que pode ser aproveitada por leitores de todas as idades. Para os professores, como é de costume, a Editora do Brasil disponibiliza o suplemento com sugestões de atividades ligadas ao livro em seu site, que pode ser baixado gratuitamente.

    Fica a dica, "A Beija-flor e o Girassol", uma linda história de amizade para ler e reler!

    Tom Dutra

    Nenhum comentário

    Plano 75 - Dica de Filme

    Que filme interessante, gente amiga! O que vocês achariam de um programa do governo que incentiva as pessoas a partir de 75 anos a deixar tu...