Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Quadrinhos: Blacksad

    Uma verdadeira obra-de-arte em quadrinhos. Essa é a melhor maneira de descrever Blacksad (SESI-SP Editora, 2017), uma HQ de tirar o folego que traz crimes bárbaros, mistérios sem solução e animais antropomórficos cheios de expressão e carisma. Atenção: Essa não é uma HQ para crianças... Acho que pela capa e sinopse isso se torna muito óbvio, mas como houve aquele caso polêmico das reclamações porque os pequenos assistiram “A Festa da Salsicha” achando que era um clássico Disney, é bom avisar né? Dito isso, vamos lá!


    Do que se trata: John Blacksad, o gato preto que dá nome à HQ, é um investigador particular que deixaria Sam Spade orgulhoso! Em um ambiente inspirado no estilo dos filmes noir, ele precisa encarar valentões e sobreviver aos inesperados perigos que surgem a cada esquina. Todos os personagens nas histórias são animais e a personalidade e função deles tem tudo a ver com isso... Os policiais, por exemplo, são cães! Cada volume traz uma história completa, a SESI-SP Editora já nos trouxe dois deles:

    Algum lugar em meio às sombras (Vol.1): O livro que nos apresenta o investigador John Blacksad. Quando uma personagem que fez parte do passado do protagonista é assassinada, John terá que ser muito esperto e cuidadoso ao enfrentar poderosos inimigos sem deixar que a curiosidade mate o gato no final.

    Artic-Nation (Vol.2): Em sua segunda aventura, o investigador precisa resolver um mistério que envolve o desaparecimento de uma criança e uma seita fascista que provavelmente está por trás disso. Preconceito, injustiça e perigos intermináveis dificultam a investigação de John, que agora conta com um parceiro (ou quase isso), o divertido jornalista que é conhecido como Weekly. (Ao ler a HQ, você saberá o motivo desse apelido)


    As histórias acontecem nos anos 50 e os ambientes são tão perfeitos que a impressão que dá é que os autores viveram naquela época, mas não se engane! A publicação é bem mais recente!! O primeiro volume foi publicado em novembro de 2000, o segundo em 2003, o terceiro em 2005, o quarto em 2010 e o quinto e último (até o momento) em 2013. Apesar de ambos os autores serem espanhóis, Blacksad sempre foi publicado primeiro em francês para depois ter sua edição em espanhol. Juan Díaz Canales é o roteirista e a arte é do talentoso Juanjo Guarnido, que entre muitos outros trabalhos foi o responsável pela animação de Sabor, personagem de Tarzan (Disney, 1999). Os dois autores já ganharam diversos prêmios com Blacksad, entre eles o importantíssimo Prêmio Eisner! Basta começar a leitura e garanto que nas primeiras páginas você saberá o porquê. 

    Nenhum comentário

    Podcast Protagonistas - Inspiração e Empreendedorismo! - Aliança dos Blogs Março/2024

    Olá, gente amiga! Chegou aquele momento do mês em que você vê o velho Tom aqui e minhas queridas amigas da Aliança dos Blogs falando sobre u...