Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Matilha Cultural promove dia de atividades para as crianças neste sábado, 02 de dezembro

    No dia 2 de dezembro, a Matilha Cultural vai ser invadida pela criançada, no evento Matilha de Pequeninos. Este será um evento pra toda a família, com várias oficinas de experiências sonoras, táteis e visuais. Por meio de canções de roda, as atividades trabalham  de maneira lúdica e divertida as percepção de sons e histórias cantadas.


    A programação inclui:

    10h - Danças Populares com Tião Carvalho

    14h - Contação de histórias com Lara Gomes

    16h - Oficina Sonora “Arte de Brincar na Cultura Popula”, com Guizado  

    Sobre a atividade de Danças Populares com Tião Carvalho, destaca-se o fato do artista ser um dos principais representantes das tradições maranhenses em São Paulo. É considerado um mestre da cultura popular brasileira por deter conhecimentos sobre danças, cantigas, brincadeiras populares e festividades tradicionais. Músico, compositor, cantor, dançarino, ator, brincante, capoeirista e educador, Tião atua há mais de 40 anos difundindo a cultura popular brasileira no Brasil e mundo através das apresentações musicais e workshops que ministra. 

    Já a oficina/vivência "Arte de Brincar na Cultura Popular" tem como essência promover por meio da brincadeira, das cantigas e das danças populares uma nova percepção sobre as relações humanas e sobre o "ser" educador. Nela, os participantes podem vivenciar juntos momentos lúdicos. Dentro desta perspectiva, a atividade pretende estimular o desenvolvimento físico, psíquico e emocional do indivíduo e coletivo usando como instrumento de (auto)aprendizagem a cultura popular brasileira, e desta forma, fornecendo instrumentos e ferramentas para uma nova proposta educativa que inclua a cultura popular no processo de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo (criança, adulto, idoso). Para pais, filhos e avôs aprenderem brincando juntos, através da cultura popular.

    Lara Gomes, que conduz a contação, é atriz, cantora e contadora de histórias. Suas narrativas provêm da literatura e da tradição oral. A música é o fio condutor de seu trabalho, estando presente do começo ao fim. As histórias são contadas e cantadas com canções inéditas e também populares, que costuram a narrativa e proporcionam a interação com o público. Lara se apresenta em escolas, eventos, espaço de brincar, centros culturais, entre outros. Participou da Bienal Internacional do Livro em 2016, no quinto Salão do Livro de Guarulhos, e semanalmente está no espaço Mamusca no bairro de Pinheiros, em São Paulo.


    Serviço:

    MATILHA  CULTURAL
    Local: Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo (Próx. Metrô República)
    Tel.:  (11) 3256-2636
    Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h
    Wi-fi grátis
    Cartões: VISA (débito/ crédito)
    Entrada livre e gratuita, inclusive para cães
    www.matilhacultural.com.br

    Nenhum comentário

    Os dentes como vocês nunca viram! Autoras sorocabanas lançam HQ sobre Saúde Bucal no FIQ

    Olá, gente amiga, e hoje tenho uma dica que vai deixar você de boca aberta! A talentosa Lígia Zanella , autora de Calendar, uniu forças com ...