Matilha Cultural promove dia de atividades para as crianças neste sábado, 02 de dezembro

No dia 2 de dezembro, a Matilha Cultural vai ser invadida pela criançada, no evento Matilha de Pequeninos. Este será um evento pra toda a família, com várias oficinas de experiências sonoras, táteis e visuais. Por meio de canções de roda, as atividades trabalham  de maneira lúdica e divertida as percepção de sons e histórias cantadas.


A programação inclui:

10h - Danças Populares com Tião Carvalho

14h - Contação de histórias com Lara Gomes

16h - Oficina Sonora “Arte de Brincar na Cultura Popula”, com Guizado  

Sobre a atividade de Danças Populares com Tião Carvalho, destaca-se o fato do artista ser um dos principais representantes das tradições maranhenses em São Paulo. É considerado um mestre da cultura popular brasileira por deter conhecimentos sobre danças, cantigas, brincadeiras populares e festividades tradicionais. Músico, compositor, cantor, dançarino, ator, brincante, capoeirista e educador, Tião atua há mais de 40 anos difundindo a cultura popular brasileira no Brasil e mundo através das apresentações musicais e workshops que ministra. 

Já a oficina/vivência "Arte de Brincar na Cultura Popular" tem como essência promover por meio da brincadeira, das cantigas e das danças populares uma nova percepção sobre as relações humanas e sobre o "ser" educador. Nela, os participantes podem vivenciar juntos momentos lúdicos. Dentro desta perspectiva, a atividade pretende estimular o desenvolvimento físico, psíquico e emocional do indivíduo e coletivo usando como instrumento de (auto)aprendizagem a cultura popular brasileira, e desta forma, fornecendo instrumentos e ferramentas para uma nova proposta educativa que inclua a cultura popular no processo de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo (criança, adulto, idoso). Para pais, filhos e avôs aprenderem brincando juntos, através da cultura popular.

Lara Gomes, que conduz a contação, é atriz, cantora e contadora de histórias. Suas narrativas provêm da literatura e da tradição oral. A música é o fio condutor de seu trabalho, estando presente do começo ao fim. As histórias são contadas e cantadas com canções inéditas e também populares, que costuram a narrativa e proporcionam a interação com o público. Lara se apresenta em escolas, eventos, espaço de brincar, centros culturais, entre outros. Participou da Bienal Internacional do Livro em 2016, no quinto Salão do Livro de Guarulhos, e semanalmente está no espaço Mamusca no bairro de Pinheiros, em São Paulo.


Serviço:

MATILHA  CULTURAL
Local: Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo (Próx. Metrô República)
Tel.:  (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/ crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães
www.matilhacultural.com.br
Matilha Cultural promove dia de atividades para as crianças neste sábado, 02 de dezembro Matilha Cultural promove dia de atividades para as crianças neste sábado, 02 de dezembro Reviewed by Tom Dutra on 20:54 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.