Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Lançamento de Sopro dos deuses, de Fábio Kabral, conta com eventos na Livraria da Vila e no Axé Ilê Obá, em São Paulo, nesta semana

    O lançamento de Sopro dos deuses vai contar com dois eventos em São Paulo nesta semana. Fábio Kabral recebe o público para uma sessão de autógrafos no dia 06 de junho (quinta-feira), a partir das 19h, na Livraria da Vila – Fradique. Na ocasião, o autor também se junta às irmãs Pétala e Isa Souza, as Afrofuturas, para um bate-papo. Já no dia seguinte, 07 de junho (sexta-feira), Fábio Kabral encontra leitores e amigos no Axé Ilê Obá, a partir das 17h. A obra narra a história de dois jovens guerreiros em um universo fantástico inspirado na cultura iorubá.

    SOPRO DOS DEUSES: OS ANCESTRAIS DO AMANHÃ, de Fábio Kabral

    As artes têm um papel fundamental na luta contra a intolerância religiosa no Brasil. De grandes nomes do pop nacional a artistas independentes de várias áreas, muitos contribuem para promover a empatia e a aceitação das diferenças. Trilhando esse caminho com muita criatividade, Fábio Kabral, voz de destaque entre os autores de literatura especulativa afrocentrada no país, apresenta Sopro dos deuses: os ancestrais do amanhã, que chega às livrarias em junho pela Intrínseca. A partir da cosmogonia iorubá, o autor criou um universo complexo, com os orixás e a forma de cultuá-los no Brasil como elementos centrais da narrativa.

    Nesta nova obra cheia de axé e originalidade, Kabral faz uma homenagem a Oxóssi, orixá ao qual foi iniciado. Um dos protagonistas, Kayin, também filho do orixá caçador, tem seu destino entrelaçado com o da impetuosa Ainá, filha de Oxum. A dupla enfrenta ritos de passagem, desafios pessoais e familiares, assim como aventuras incríveis até chegarem ao ápice de suas vidas em uma trama que celebra a cultura afro-brasileira. Ao narrar o encontro desses jovens predestinados, o autor cria uma história fantástica repleta de representatividade com personagens negros, incluindo mulheres gordas destacadas por sua beleza.

    Isolado entre os odessi, povo caçador descendente de Oxóssi, o solitário Kayin vive o luto pela morte precoce da mãe enquanto lida com abusos constantes por parte de seus superiores na hierarquia. Já Ainá sofre pressões semelhantes em meio às feiticeiras de Ijexá, filhas de Oxum. A questionadora princesa se recusa a fingir que incorpora seu orixá apenas para manter as aparências nos rituais da família real.

    Subjugados pelas tradições, os dois têm dificuldade em fazer aflorar seus poderes. Além disso, compartilham memórias de infância estranhamente parecidas, envolvendo o perigoso reino flutuante de Ketu, um pássaro misterioso e um ebó fracassado, única oferenda capaz de proteger o mundo da escuridão.

    Se dependesse da rixa ancestral entre seus povos, Kayin e Ainá nunca se encontrariam, mas poderes como os deles não permanecem adormecidos por muito tempo… Quando ataques de espíritos malignos ceifam a vida de entes queridos, eles são forçados a despertar, e os destinos desses jovens guerreiros vão se cruzar em uma jornada épica para salvar as Terras Encantadas do Aiê antes que seja tarde demais.


    Fábio Kabral transporta com maestria a ritualística e a vivência do culto aos orixás em terras brasileiras para uma narrativa fantástica na qual aborda de forma crítica os papéis de gênero dominantes na sociedade e exalta a possibilidade de seres humanos e natureza viverem de forma integrada. Sopro dos deuses: os ancestrais do amanhã conta ainda com conteúdo extra sobre o universo fantástico, que traz um breve glossário, hierarquia e quadro de personagens, além de calendário explicativo.

    Fábio Kabral / Foto: Sonata Audiovisual

    FÁBIO KABRAL é iniciado no candomblé e um filho engraçadinho de Oxóssi, como a maior parte de sua família. Já publicou diversos livros de ficção especulativa afrocentrada, entre eles Ritos de passagem, O caçador cibernético da rua 13, A cientista guerreira do facão furioso e O blogueiro bruxo das redes sobrenaturais. Primeira obra do autor publicada pela Intrínseca, Sopro dos deuses é um épico de fantasia centrado na mitologia afro-brasileira dos orixás. Já adulto, Kabral descobriu ser autista e desde então se joga com tudo no hiperfoco, principalmente em pesquisas sobre os orixás, livros de RPG, gibis de X-Men e colecionando bonequinhas de certo gacha game.


    SOPRO DOS DEUSES: OS ANCESTRAIS DO AMANHÃ, de Fábio Kabral

    Páginas: 272

    Editora: Intrínseca 

    Livro impresso: R$ 59,90

    E-book: R$ 29,90


    Nenhum comentário

    Com brinde exclusivo e ingressos de cinema, Pernambucanas celebra os 90 anos de Pato Donald e lançamento de Divertida Mente 2

    A   Pernambucanas , em parceria com a The Walt Disney Company Brasil, está promovendo uma ação especial para celebrar o lançamento do filme ...