Lançamento Intrínseca | O Luto é um elefante
“Depois do fim, ainda há espaço para o amor e a esperança.” Essa é a mensagem que as belas e ternas palavras da autora Tamara Ellis Smith e as delicadas ilustrações em aquarela de Nancy Whitesides prometem levar aos leitores em "O Luto é um elefante", que chega às livrarias em junho pela Intrínseca. Em uma reflexão atemporal, honesta e comovente sobre como é perder alguém que amamos, a narrativa compartilha uma forma muito cuidadosa e criativa de como abordar o tema com as crianças. Por meio de metáforas com animais, o livro se mostra uma ferramenta valiosa para pais, responsáveis e educadores conseguirem apoiá-las e ajudá-las a entender suas emoções, sem mencionar a palavra “morte” ou episódios que a envolvem.
A mensagem contida no livro serve para qualquer pessoa que esteja passando por um momento difícil e doloroso. Afinal, apesar de perda e tristeza serem fenômenos bastante previsíveis da existência humana, normalmente ninguém nos ensina a lidar com eles. Em qualquer idade, é difícil. Só quem os viveu em diferentes fases da vida sabe disso, assim como Nancy e Tamara. “De certa forma, criei as artes deste livro para mim mesma. Uma criança triste, em luto, que perdeu o pai”, compartilha a ilustradora.
Tanto ela quanto Tamara elaboraram o livro a partir da experiência real da perda de um ente muito amado: “Nancy me escreveu logo no início da nossa parceria para dizer que estava colocando todo o seu coração no livro — e eu me senti da mesma forma. Eu estava imersa em revisões quando meu pai foi internado e de repente morreu. Todas as minhas questões internas sobre perda, luto e amor vieram para esse livro.”
Uma leitura reconfortante, O Luto é um elefante nos mostra que os sentimentos mais profundos e difíceis podem se transformar. Com o tempo, ficam menores e menos sufocantes. No início, é um elefante. Depois, uma corça. E então uma raposa, uma ratinha e, finalmente, um vaga-lume — sendo capaz de iluminar a noite mais escura e nos ajudando a trilhar nosso caminho, embalados pelo amor e pelas lembranças. A tristeza que um dia parece devastadora pode se transformar em uma lembrança acolhedora. Afinal, só existe perda quando existe amor — e este sentimento é imortal.
“Lembre e admire. Lembre e sinta saudade. Lembre e ame.”
TAMARA ELLIS SMITH fez um mestrado em escrita criativa para crianças e jovens na Vermont College of Fine Arts. Tamara mora em Vermont com a família e gosta de fazer trilhas com os amigos e seus cachorros, preparar sopas e sobremesas com chocolate, escrever para crianças e — sempre — ler. Saiba mais em: tamaraellissmith.com.
NANCY WHITESIDES é uma autora e ilustradora autodidata especializada tanto em técnicas digitais quanto em tradicionais, como aquarela e guache. Ela nasceu nas Filipinas e hoje mora na Califórnia. Saiba mais sobre Nancy e seu trabalho em: nancywhitesides.com.
O LUTO É UM ELEFANTE, de Tamara Ellis Smith e Nancy Whitesides
Tradução: Stefano Volp
Páginas: 32
Editora: Intrínseca
Livro impresso: R$ 59,90
Nenhum comentário