Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Aliança dos Blogs - Março: Fantasia

    Muito bem, e hoje é dia de blogagem coletiva com a galerinha amiga da Aliança dos Blogs! O tema da vez é "Fantasia" e eu quis ser totalmente literal em minha dica, trazendo um clássico dos clássicos para comentar um pouquinho! A animação "Fantasia", de Walt Disney, vem encantando gerações há quase um século, e vale a pena ver e rever quantas vezes quiser, como dizia o narrador nas velhas fitas VHS que eu alugava nos anos 90, que saudades...


    FANTASIA - UMA ANIMAÇÃO INOVADORA

    Desde os primórdios da animação, a trilha sonora sempre foi algo que tornava a experiência muito mais completa e divertida, mas em Fantasia, pela primeira vez, animação e música tiveram o mesmo peso, o casamento perfeito! Cada movimento, cada detalhe das cores (e que cores!), tudo foi pensado para levar o público em uma viagem mágica, através dos sons e imagens! Tudo isso é maravilhoso e, no entanto, não foi a única forma de inovação pela qual o longa se tornou um marco na história do cinema! A experiência foi ainda mais completa considerando o novo sistema de som estereofônico, até então, inédito! 

    O filme é composto por oito segmentos em que a música dita o que acontece na tela e não o contrário! Combinados com músicas clássicas de grandes nomes como Bach, Tchaikovski e Beethoven, a interpretação ficou por conta da Orquestra Filarmônica da Filadélfia com condução do maestro Leopold Stokowski! Alguns dos segmentos são mais sensoriais, abstratos, enquanto outros tem uma história mais linear! Eu gosto de todos, mas meus favoritos são os que considero mais divertidos, "A Dança das Horas" que é uma sátira ao balé clássico com animais super simpáticos, e claro, o super conhecido "O Aprendiz de Feiticeiro", trazendo nosso querido Mickey em um dos papeis mais memoráveis de sua história!


    Vou ser sincero, assisti esse filme pela primeira vez quando criança, e na época não gostei, não conseguia entender nada além da parte do Mickey feiticeiro! Quando adolescente assisti novamente e pensei "nossa, até que esse filme é legal"! Depois de adulto vejo e revejo e a cada vez fico impressionado com detalhes que passaram despercebidos nas anteriores! Uma obra-prima! Ah, e uma dica extra, aproveitem e vejam Fantasia 2000, produzido 60 anos após o original! Com novos segmentos e usando novas técnicas, também vale a pena conferir, sobretudo os segmentos "Rhapsody in Blue" (MARAVILHOSO) e o atrapalhado Donald ajudando Noé a colocar os casais de animais na arca! Viva a magia musical!

    E agora que vocês viram a minha dica, que tal visitar os blogs amigos e ver o que esses queridos postaram sobre o tema?

    MÃELITERATURA

    Hoje é dia da nossa Blogagem Coletiva Aliança dos Blogs!  O tema deste mês é fantasia. Confesso que este não é meu gênero favorito, mas atualmente tenho o propósito de sair cada vez mais da minha zona de conforto. E aí coisas muito bacanas acontecem. Descobri uma autora brasileira sensacional e li recentemente dois livros dela, de fantasia. Adorei. te convido para passar lá no blog para saber os detalhes. Te espero!

    https://www.maeliteratura.com/2023/03/blogagem-coletiva-alianca-dos-blogs.html


    LEITOR DOS SONHOS

    Olá, Sonhadores! Chegou mais um mês da Aliança dos Blogs em que faremos indicações temáticas por gêneros de livros. Esse mês será Fantasia (o que para mim é ótimo porque é um dos que eu mais tenho repertório) e eu escolhi 8 obras para a lista . Apesar de terem o mesmo gênero, tentei diversificar em outros aspectos então espero que gostem e escolham algum para ler!

    https://leitordossonhos.com/2023/03/29/indicacoes-de-livros-de-fantasia-alianca-dos-blogs/


    DANIELLE SV


    Chegamos na nossa terceira  postagem do ano. Para esse tema trouxe um clássico - o livro: O Pequeno Príncipe. Escolhi esse livro de ficção e fantasia pois é uma história classificada como fantasia infantil, porém traz muitas reflexões sobre: solidão, amizade, amor e perda. Está na Amazon em 12º lugar em vendas na categoria fantasia: imagine que foi um livro escrito no final do anos quarenta e é muito atual.  Vencedor do prêmio Hugo que é uma distinção literária dos Estados Unidos entregue aos melhores trabalhos e realizações de fantasia ou ficção científica do ano anterior cuja primeira cerimônia foi em 1953.

    https://www.daniellesv.com.br/2023/03/o-pequeno-principe-alianca-dos-blogs.html



    3 comentários:

    1. Amigo Tom, vou te confessar uma coisa, eu ainda não assisti Fantasia! (que vergonha), mas quero muito conferir, ainda mais depois da sua postagem! Adoro a nossa parceria nesta BC e amei a sua escolha. Beijão e até o mês que vem

      ResponderExcluir
    2. Que ótima lembrança! Acho que vi esse filme apenas quando era criança e pouco me lembro dos detalhes maravilhosos que tu bem apontou. Vou assistir, certo! Amei, Tom. Até mais, Dani.

      ResponderExcluir
    3. Eu quero muito reassistir esse filme! Seu post me inspirou a fazer isso logo e parar de adiar!

      ResponderExcluir

    Sessão especial de "Música das Esferas: Mimi e o Baú Mágico" acontece no MIS em 20 de abril

    Amanhã, dia 20 de abril, acontecerá uma sessão especial seguida de debate do curta-metragem de animação brasileiro   MÚSICA DAS ESFERAS: MIM...