Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Eva Furnari é principal homenageada da 3ª Butantã GibiCon 🐍

    Sobre a Butantã GibiCon

     

    A Butantã GibiCon é um evento gratuito tanto para os expositores quanto para o público, que tem como objetivo fomentar o cenário das histórias em quadrinhos nacionais e a diversidade de autores brasileiros. 

     

    A primeira edição aconteceu em dezembro de 2019 e contou com a participação de mais de 250 artistas de todo o Brasil e um público total de cerca de 4.500 pessoas. O sucesso foi tamanho que o projeto ganhou o 32º Troféu HQMIX, o principal prêmio do mercado de histórias em quadrinhos brasileiro, na categoria “eventos”. 

     

    Durante a pandemia foi realizada uma edição virtual, correspondente à segunda edição do evento, que ganhou o 33º Troféu HQMIX e o Prêmio Angelo Agostini na categoria “contribuição ao quadrinho nacional”. Além das duas edições oficiais, o evento realizou diversas edições menores, apelidadas de Butantã GibiCon Pocket. 

     

    Após a pandemia, o evento contou com a parceria do Instituto Butantan para uma edição Pocket em comemoração à ciência e a vacinação a partir da arte e da cultura. O evento chega agora a sua terceira edição, na Casa de Cultura do Butantã, desta vez com apoio oficial da Secretaria de Cultura e três dias de atividades!
     

    A homenageada

     

    A Butantã GibiCon volta este ano ao seu local de origem, a Casa de Cultura do Butantã, para sua terceira edição em um evento que homenageará a artista Eva Funari. 

     

    A artista é autora de obras famosas da literatura infantil como “Todo Dia”, “Cabra Cega”, “De Vez em Quando”,  “Esconde-Esconde”, e da coleção “Peixe Vivo”, escrita com narrativas visuais, sem texto. Eva é também lembrada pela Bruxinha, uma de suas mais icônicas criações e que, em nosso evento, “empresta” seu chapéu para a Samantha, a simpática cobrinha mascote da Butantã Gibicon.
     

    A Programação

     

    Com 25 horas de programação, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, o evento contará com um beco dos artistas maior que o anterior, somando mais de 300 artistas! Com grandes nomes dos quadrinhos, o evento terá 6 oficinas e 5 painéis sobre quadrinhos e o mercado editorial brasileiro.


    Na sexta-feira, 25 de novembro, o evento inicia com a abertura do Beco dos Artistas às 12h. Às 12h30 teremos a primeira oficina do evento, conduzida pela artista Regi Munhoz, que trará a temática da produção de fanzine para um público jovem. Às 15h teremos oficina conduzida pela Gibiteca Balão, que abordará a ilustração a partir da aquarela e do nanquim. A expectativa para este dia é o evento receber visitas de escolas públicas, e uma quantidade maior de público jovem e de professores. O tradicional momento do evento que é focado em HQs e educação será às 17h30, com um painel de conteúdo que irá abordar a trajetória acadêmica e educacional de Sonia Luyten, que este ano completa 50 anos de carreira com HQs, pesquisa e educação. O painel será mediado por Dani Marino e Laluna Machado. 

     

    No sábado, 26 de novembro, o Beco dos Artistas começa a partir das 10h. Às 11h teremos o grande painel com a nossa homenageada, Eva Furnari, que será mediado pela educadora e pesquisadora Márcia Romero. Às 14h teremos uma oficina sobre jornalismo em quadrinhos com Gabriela Güllich, focada em um público mais adulto, que irá abordar as etapas de elaboração de pauta e o processo para produzir uma reportagem em quadrinhos. Às 16h teremos um painel sobre HQs indígenas com as artistas Ty Silva e Raquel Teixeira, que será mediado por Sâmela Hidalgo. A segunda oficina do dia será mediada pela Gibiteca Balão, às 17h e irá abordar jogos que foram criados a partir de HQs.

     

    No domingo, 27 de novembro, último dia do evento, o Beco dos Artistas novamente se inicia às 10h. Às 13h teremos um painel sobre HQs de ação e aventura, fugindo dos clichês das HQs mainstream, o painel será mediado por Carol Favret  e terá a presença dos artistas Talessa Kuguimiya, Larissa Palmieri e Ademar Vieira. A primeira oficina do dia será conduzida pelo artista e pesquisador Guilherme Smee, para abordar a teoria e prática sobre autobiografias queer, às 14h. O último painel do evento será às 16h, e irá falar sobre o poder das HQs independentes no cenário brasileiro e a importância da descentralização da produção de HQs, pensando em regiões do país além do eixo RIO-SP. Às 17h temos a última oficina do evento, conduzida pela Gibiteca Balão em parceria com a Prateleira de Quadrinhos, que irá tratar sobre HQs periféricas. 

     

    “Na nossa segunda edição, que aconteceu em formato online, o que mais brilhou foram os painéis de conteúdo. Esse ano, com a volta do evento no formato presencial, queremos dar mais destaque ao Beco dos Artistas, que será o maior que já tivemos até o momento, e às oficinas, que terão 2h de duração cada, buscando entregar experiências de maior qualidade para nosso público, sem deixar de trazer painéis com temáticas importantes e foco em diversidade.” - conta Natália Sierpinski, coordenadora da programação do evento desde sua primeira edição. 


    3ª Edição da Butantã GibiCon

    Sexta (25/11): das 12h às 19h00
    Sábado (26/11) e Domingo (27/11) : das 10h às 19h
    Na Casa de Cultura do Butantã: Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri, São Paulo 

    Evento Gratuito 


    Site: http://www.butantagibicon.com.br

    Facebook: https://www.facebook.com/butantangibicon

    Instagram: https://www.instagram.com/butantagibicon/

    Twitter: https://twitter.com/butantagibicon  

    Nenhum comentário

    Plano 75 - Dica de Filme

    Que filme interessante, gente amiga! O que vocês achariam de um programa do governo que incentiva as pessoas a partir de 75 anos a deixar tu...