Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Aliança dos Blogs: Livros nacionais para todas as idades

    Olá, gente amiga! Este é um post pra lá de especial! É o primeiro de muitos fazendo parte da Aliança dos Blogs e a estreia de nossa "Blogagem Coletiva"! Todo mês nós teremos um tema, e cada blogueiro fará um post sobre ele do seu jeito e do seu gosto! Para essa incrível novidade, escolhemos o tema "Livros Nacionais", e como eu fico feliz em saber que temos talentos nacionais escrevendo para todas as idades, trouxe uma dica imperdível de cada Tom! Escolha sua dica favorita e vamos ler! No final do texto, você encontrará os links para os posts dos queridos membros da nossa grandiosa guilda (sempre quis dizer isso fora dos jogos de RPG, haha)!


    DICA DO TONZINHO: A BEIJA-FLOR E O GIRASSOL

    Poético. Sensível. Lindo. São apenas três dos muitos adjetivos que o livro "A Beija-flor e o Girassol" merece! Vencedor do primeiro lugar no Prêmio ACIMA, do Salone Internazionale Del Livro Di Torino, o texto foi escrito por Paula Valéria Andrade e vai tocar o coração das crianças e dos adultos também!

    O livro conta a história da beija-flor Dodô, que por causa de um incêndio acaba quebrando a asa e perdendo a capacidade de voar. Nesse difícil momento da vida, ela conhece um girassol chamado Gil, que também não está em seus melhores dias, mas eles perceberão que juntos terão suas vidas transformadas pelo poder da amizade, compreensão e solidariedade.

    "Em momentos de crise sempre é mais fácil discordar e cada um virar para um lado. Mas, perceber o outro, notar as fraquezas que temos e buscar nos sensibilizar com a possibilidade de transformação, de melhorar a situação é algo que precisa cada vez mais ser valorizado para a construção de uma sociedade mais equânime e mais digna nos ambientes coletivos e familiares", é no que acredita a autora dessa bela história.

    O visual ficou por conta do ilustrador mexicano Luis San Vicente, que não ficou preso às palavras, ao contrário, teve bastante liberdade de criação, o que Paula acha ótimo, já que é uma forma de incentivar as crianças a usarem a imaginação e criarem suas próprias cenas. As expressões dos personagens são maravilhosas e as lindas ilustrações estão em total harmonia com o texto.

    É uma leitura fácil, divertida com muitas rimas, e embora seja indicado para crianças na faixa dos 8 anos, a história traz uma mensagem importante sobre compaixão, amizade e otimismo que pode ser aproveitada por leitores de todas as idades.


    DICA DO TOM ADOLESCENTE: O SERVIÇO DE ENTREGAS MONSTRUOSAS

    Imagine um Brasil diferente do que a gente conhece, habitado por criaturas fantásticas como fadas, duendes, dragões e minotauros... Jim Anotsu imaginou, e colocou esse universo fantástico na aventura "O Serviço de Entregas Monstruosas", livro infanto-juvenil lançado pela Editora Intrínseca!

    Jim Anotsu não... Gustavo! Há uma brincadeira logo na capa do livro, em que percebemos que o personagem e o autor disputam o crédito pela obra! O mais divertido de tudo isso, em minha opinião, são os comentários da editora, a fada Strix! Ela corrige, ironiza, faz críticas, tudi com muito humor!

    Gustavo é o filho do dono dessa empresa de entregas, e sua primeira missão já o coloca em uma aventura sem igual, quando um ladrão tenta roubar sua preciosa entrega, o último ovo de dragão da Patagônia! A aventura é principalmente sobre o relacionamento do menino e o dragão que nasce deste ovo, que atende pelo simpático nome Pudim (não muito comum para um Dragão)!

    O autor faz algumas críticas sociais muito pertinentes para ajudar a conscientizar a galerinha, pois o Brasil da história, embora bem diferente, ao ler você perceberá que também é bem igual este Brasil que a gente conhece!


    DICA DO TOM ADULTO: UM AMOR EM MOVIMENTO

    Essa dica de livro me deixou apaixonado em triplo! Pela história cheia de romance, por toda a inspiração de cada capítulo e pela filosofia, que é apresentada na obra “Um Amor em Movimento” com toda a beleza e fascínio que merece pelo autor fernando moraes, filósofo, ativista, humanista e, assim como Joan, protagonista da história, professor.

    A trama é sobre um professor de filosofia que fica encantado com uma professora de medicina que acabou de conhecer. Se tornam colegas e decidem fazer o trajeto entre o estacionamento e o prédio em que dão aula conversando sobre a filosofia dos sentimentos! Eles combinam dez caminhadas e, nesse exercício peripatético, muitas mudanças vão acontecer na vida de Joan e Martina, assim como na das pessoas que convivem com os dois!

    Cada caminhada da dupla tem como inspiração um filósofo e, fazendo isso, o autor dá ao leitor a chance de aprender mais sobre esses temas de um modo natural e descontraído, curiosamente da mesma forma que acontece com os seus personagens! Alguns trechos são tão comoventes que podem levar os leitores mais sensíveis (como eu) às lágrimas! Uma leitura agradável, inspiradora e necessária para um mundo cada vez menos altruísta... Amei! 


    Gostaram das dicas?? Agora confiram os posts dos meus queridos amigos e membros da ALIANÇA DOS BLOGS!

    MÃELITERATURA: 

    LEITOR DOS SONHOS:

    VIDA PROFISSIONAL POR DANIELLE SV:






    3 comentários:

    1. Querido Tom!
      Eu AMEI seu post e as dicas! Já anotei todas.
      Estou muito feliz com a nossa parceria nesta Blogagem Coletiva!
      Beijos e até o mês que vem
      Claudia

      ResponderExcluir
    2. Adorei as indicações, Tom! Inclusive os três tem capas lindas, principalmente O Serviço de Entregas Monstruosas. Preciso super voltar a ler um infanto-juvenil, eu amo!

      ResponderExcluir
    3. Acabo de aprender algo com o Tonzinho: observar as feições faciais dos personagens em livros. Eu que tanto observo feições na vida cotidiana nunca havia dado a devida atenção em histórias. Achei muito legal a história que o Tom adolescente indicou: já estou louca para ler. Que história interessante a que o Tom Adulto nos indicou ainda mais porque tem a vida profissional como estopim da história assim como a do Tom Adolescente. Amei as dicas e já estou louca para ler. Amei a nossa estreia amigo querido! Que seja a primeira de muitas de nossa blogagem coletiva. Até mais, Dani

      ResponderExcluir

    Sessão especial de "Música das Esferas: Mimi e o Baú Mágico" acontece no MIS em 20 de abril

    Amanhã, dia 20 de abril, acontecerá uma sessão especial seguida de debate do curta-metragem de animação brasileiro   MÚSICA DAS ESFERAS: MIM...