Tendal da Lapa recebe a “Mostra Cine Matilha no Tendal” entre os dias 21 e 24 de agosto

Olá, gente amiga! Olha que dica pra lá de especial! O Tendal da Lapa, em parceria com o Cine Matilha, apresenta semana que vem (21 a 24 de agosto) uma seleção incrível de ótimos filmes na "Mostra Cine Matilha no Tendal"! Fiquei honrado e feliz da vida por fazer parte da curadoria, e digo que vale a pena você se programar para participar deste evento! Confira a notícia completa abaixo!


Em uma parceria entre a Matilha Cultural e a SubPrefeitura da Lapa, entre os dias 21 e 24 de agosto acontece no Centro Cultural Tendal da Lapa a “Mostra Cine Matilha no Tendal”. Com três exibições diárias e programação para todas as idades, o evento conta com filmes selecionados na 4ª Chamada Pública de Cinema Independente do Cine Matilha, que aconteceu em 2018. O projeto também conta com a parceria do Cartoon Network e da distribuidora Imovision que trazem obras infantis e do circuito comercial.

Entre os filmes selecionados pelo curador Tom Dutra, os blocos de projetos independentes são compostos por diversos curtas-metragens produzidos nacionalmente. “Foi com muita satisfação que aceitei fazer parte da curadoria do Cine Matilha no Tendal. A inclusão de curtas independentes na programação só traz benefícios para os dois lados: para o público, que tem a oportunidade de conhecer a produção nacional além do que se vê em circuito comercial, e para os realizadores, que têm mais uma vitrine para que suas obras cheguem a um público maior”, comenta Tom. “Unir esses filmes com “Deslembro”, “Como Nossos Pais” é muito gratificante. Além das animações de sucesso mundial “Irmão do Jorel” e “Oswaldo”, que têm fãs de diversas idades”, complementa ele.

A Mostra acontece dentro do circo montado no Centro Cultural Tendal da Lapa, tem sessões matutinas e vespertinas todas com classificação livre e gratuita. “Nós aqui do Centro Cultural Tendal da Lapa representamos todo o entorno e região. Estamos radiantes em receber a mostra de cinema e firmar a parceria com a Matilha Cultural. É a primeira vez que vamos receber uma mostra de cinema, que é sempre requisitada no local”, comenta Bel Toledo, gestora do Tendal. “É de suma importância e relevância nesse momento de tantas carências culturais. Estamos certos que é mais um passo no exercício da cidadania”, complementa Wilson Antunes, assistente administrativo do local.


Do circuito comercial, entram na programação os infantis “Irmão do Jorel”, de Juliano Enrico - lançado em março deste ano devido ao sucesso do desenho animado, premiado como melhor série de animação Ibero-Americana pelo Prêmios Quirino (Espanha) – o francês “Zarafa”, assinado por Bezançon e Alexander Abela, que de maneira simples e para crianças aborda a colonização da França na África. “Oswaldo”, recordista de audiência na TV brasileira e que conta a história sobre um pinguim de 12 anos que tem que sobreviver à escola, também marca presença na Mostra.

Vencedor de diversos prêmios nacionais o longa “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky, fecha a programação do dia 23. Na quinta-feira, 22, é exibida a produção franco-brasileira “Deslembro”, primeiro longa de ficção de Flávia Castro e em cartaz atualmente em diversas salas nacionais. O documentário “Hilda Hilst Pede Contato” de Gabriela Greeb, que mescla realidade com ficção, pode ser visto no dia 24 de agosto.

Chamada Pública de Cinema Independente do Cine Matilha  

Com o intuito de promover o cinema brasileiro, há cinco anos o Cine Matilha promove a Chamada Pública. O evento já apresentou ao público centenas de filmes independentes. Foram 109 títulos apenas em 2018, contando com curtas, médias e longas-metragens de diversos formatos produzidos nacionalmente. O projeto vem dando oportunidade aos produtores independentes exibirem suas obras, e este ano não será diferente. A mostra de 2019 está prevista para setembro.


SERVIÇO

Mostra Cine Matilha no Tendal da Lapa

Local: Tendal da Lapa (Rua Guaicurus, 1100 – Lapa, São Paulo, SP)

Data: entre 21 e 24 de agosto

Horários: sessões às 11h, 14h e 16h

Evento gratuito e de classificação livre



PROGRAMAÇÃO COMPLETA



21/08 – Quarta-Feira

11h – Oswaldo (infantil)

14h – Irmão do Jorel (infantil)

16h – Sessão Chamada Pública (Elza, Dem; Solita; Louça de Deus; Match; Sonhos de Isah; A Piscina de Caíque)



22/08 – Quinta-feira

11h – Zarafa (infantil)

14h – Sessão Chamada Pública (Em Torno do Sol, Sentinelas, Saturn Voyager, Balanceia, O Tempo da Vida e Manhê!)

16h – Deslembro (comercial)



23/08 – Sexta-Feira

11h – Irmão do Jorel (infantil)

14h – Oswaldo (infantil)

16h – Como Nossos Pais (Comercial)



24/08 – Sábado

11h – Zarafa (infantil)

14h – Sessão Chamada Pública (Terra Não Dita, Mar Não Visto; Victor Vai Ao Cinema; Invisíveis; Tiro no Pé; Caminho de Sempre; Rio Cultura Vintage)

16h – Hilda Hilst (comercial)



SINOPSES DOS FILMES

ZARAFA

Direção: Rémi Bezançon, Jean-Christophe Lie

Elenco: Max Renaudin, Simon Abkarian, François-Xavier Demaison

Gênero: Animação

Distribuidora Imovision

Sinopse: Sob um baobá, um velho conta às crianças a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. O animal foi dado ao rei francês Charles X por Muhammad Ali, do Egito. Em meio a uma longa jornada que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras.



ESPECIAL OSWALDO

Direção: Pedro Eboli

Gênero: Animação

Distribuidora Cartoon Network

Sinopse: Acompanhe as desaventuras amalucadas de Oswaldo, um ingênuo e sonhador pinguim de 12 anos, e a sua imensa habilidade de transformar as mais simples situações da vida em jornadas épicas. 



IRMÃO DO JOREL - EDIÇÃO ESPECIAL ALUCINANTE

Direção: Juliano Enrico

Gênero: Animação

Distribuidora Cartoon Network

Sinopse: Ainda não é o filme do Irmão do Jorel, mas tem cara de filme. É a celebração da amizade do Irmão do Jorel e da Lara, contada pela primeira vez de maneira integrada, mesclando cenas inéditas e episódios já exibidos da terceira temporada. Uma jornada de reencontros, separações e novos reencontros alucinantes.



COMO NOSSOS PAIS

Direção: Laís Bodanzky

Elenco: Maria Ribeiro, Clarisse Abujamra, Paulo Vilhena

Gênero: Drama

Distribuidora Imovision

Sinopse: Rosa (Maria Ribeiro), 38 anos, é uma mulher que se encontra em uma fase peculiar de sua vida, marcada por conflitos pessoais e geracionais: ao mesmo tempo em que precisa desenvolver sua habilidade como mãe de suas filhas, manter seus sonhos, seus objetivos profissionais e enfrentar as dificuldades do casamento, Rosa também continua sendo filha de sua mãe, Clarice (Clarisse Abujamra), com quem possui uma relação cheia de conflitos.


HILDA HILST PEDE CONTATO

Direção: Gabriela Greeb

Elenco: Luciana Domschke, Hilda Hilst, Lygia Fagundes Telles

Gênero: Documentário

Distribuidora Imovision

Sinopse: Hilda Hilst, poeta paulista falecida em 2004 e uma das mais importantes vozes da literatura brasileira, volta para a Casa do Sol, chácara onde vivia em Campinas, e convida intelectuais, pensadores, poetas e amigos para um encontro com o objetivo de estabelecer contato entre os vivos e os mortos. Misturando diferentes estilos narrativos, ficção com realidade e de forma não linear, o filme explora o cerne do pensamento hilstiano e diferentes elementos da obra da autora.



DESLEMBRO

Direção: Flávia Castro

Elenco: Jeanne Boudier, Eliane Giardini, Sara Antunes

Gênero: Drama

Distribuidora Imovision

Sinopse: O Rio de Janeiro não é nada familiar para Joana (Jeanne Boudier), adolescente que teve o pai refém como prisioneiro político durante os anos de ditadura no Brasil. Ela passou quase toda a sua vida em Paris, cidade onde o resto de sua família se exilou. Tendo sido decretada a Lei da Anistia, a menina agora está, a contragosto, de volta a sua cidade natal. As memórias amargas de tempos difíceis vêm à tona, causando um forte desconforto.


EM TORNO DO SOL

BRASIL - 2017

Gênero: Ficção

Sinopse: O Sol está com suas atividades mais intensas. O aumento das interferências solares dificulta a geração de energia elétrica no planeta. Os equipamentos eletrônicos se tornaram itens obsoletos na Terra.  Senhor X busca possibilidades

Direção: Julio Castro e Vlamir Cruz

Produção: Karol Barreto



SENTINELAS

BRASIL - 2018

Gênero: Ficção

Sinopse: Eduardo desperta para iniciar o seu dia de maneira usual, ao mesmo tempo as sentinelas também iniciam um processo.

Direção: Andrei F. da Silva



EXPLORADOR DE SATURNO

BRASIL - 2017

Gênero: Animação

Sinopse: Um viajante ao se deparar com as suas angústias e frustrações, decide?deixar o deserto onde habita para embarcar em uma viagem a Saturno, em busca de?compreender o sentido de sua vida.

Direção: Iuri Araújo e Guilherme Araújo

Produção: Joelma Paes


Balanceia, 2017
BALANCEIA

BRASIL - 2017

Gênero: Ficção
Sinopse: Uma viagem à Parintins provoca uma fusão de sentimentos em um homem, depois de vivenciar o festival folclórico da ilha tupinambarana.

Direção: Juraci Júnior e Thiago Oliveira

Produção: Fernanda Paiva



O TEMPO DA VIDA

BRASIL - 2016

Gênero: Documentário
Sinopse: Tendo como ponto de partida uma experiência vivida pelo próprio diretor, a obra se constrói baseada no seguinte questionamento: como se dão as relações da nossa existência com o tempo e com a vida?

Direção: Daniel Ortega

Produção: Túlio Vasconcelos



MANHÊ!

BRASIL - 2018

Gênero: Ficção

Sinopse: O dia dos pais pode ser cansativo quando você é mãe solo. Daniela, mãe de Arthur, tem de trabalhar, levar o filho a escola e estar atenta aos sentimentos de Arthur que nesse momento só quer um dragão marinho. Ou seria um canguru?

Direção: Camila Amaral Xavier

Produção: Monique Rozinholi



ELZA

BRASIL - 2018

Gênero: Documentário

Sinopse: A gente não presta atenção, mas o cineasta sempre escolhe quais cenas entram e quais ficam de fora do filme. Na vida não é diferente, vó. A memória é uma ilha de edição.

Direção: Leandro Olimpio


Demo, 2017
DEMO

BRASIL - 2017

Gênero: Animação

Sinopse: Pedro liga seu computador no que deveria ser mais um dia de trabalho no escritório de Telemarketing, contudo, o computador trava, indicando o texto “INSIRA O CD DEMO”. Cabe a Pedro descobrir do que se trata o misterioso CD Demo.

Direção: Mauro Junior

Produção: Mauro Junior



SOLITO

BRASIL - 2017

Gênero: Animação

Sinopse: Um morador de rua caminha pela cidade com sua única companhia, a Solidão, um monstro fantasmagórico que o segue por todo o lugar.

Direção: Eduardo Reis

Produção: Gabriel Galarza



LOUÇA DE DEUS

BRASIL - 2016

Gênero: Documentário

Sinopse: Bahia, Séc XIX, Patrício saiu do povoado de Maragogipinho, pelo Rio Jaguaripe, em uma canoa abarrotada de miniaturas de pratos, moringas e panelas feitas de barro, até a cidade de Nazaré das Farinhas.

Direção: Eudaldo Monção Jr

Produção: Fernanda Almeida



MATCH

BRASIL - 2017

Gênero: Ficção

Sinopse: "Duas pessoas desconhecidas sentam no banco de uma praça. Uma conexão é estabelecida entre elas no silêncio de seus app's".

Direção: Raquel Freire

Produção: Adriano Gomez



SONHOS DA ISAH

BRASIL - 2016

Gênero: Animação

Sinopse: Para entender a Saudade Luisah não entende porque tem que ficar tanto tempo sem ver o pai. Por isso inventa seu próprio mundo onde pode vê-lo e brincar com ele toda vez que sentir saudades.

Direção: Joao Ricardo Costa



A PISCINA DE CAÍQUE

BRASIL - 2017

Gênero: Ficção

Mídia: DVD de Dados (mp4)

Sinopse: Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.

Direção: Raphael Gustavo da Silva

Produção: Tamara Benetti



TERRA NÃO DITA, MAR NÃO VISTO 

BRASIL - 2017

Gênero: Ficção

Sinopse: Um encontro entre seres intangíveis, por vezes visíveis. No encontro entre terra e mar. 

Direção: Lia Letícia

Produção: Lia Letícia e Loraine Oliveira



VICTOR VAI AO CINEMA 

BRASIL - 2017

Gênero: Documentário

Sinopse: Ir ao cinema sempre foi uma espécie de ritual que não termina quando a tela escurece e aparecem os créditos finais. As lembranças e experiências vividas em uma sala de cinema podem influenciar uma vida inteira.

Direção: Albert Tenório



INVISÍVEIS

BRASIL - 2016

Gênero: Documentário

Sinopse: Sozinhas e esquecidas, as estátuas guardam a história e o passado cultural do Rio e preservam sua memória. Perto delas, também invisíveis, moradores de rua tem os monumentos como suas companhias que não são as únicas a serem esquecidas.

Direção: Luciana Rocha

Produção: Josy Manhães / Luciana Rocha


TIRO NO PÉ 

BRASIL - 2016

Gênero: Ficção

Sinopse: Suicídio ou assassinato? O desfecho do caso da morte de uma mulher é questionado pelo marido da vítima que acredita ser ele próprio o responsável

pelo suposto crime.

Direção: Raíssa Tâmisa

Produção: Flávia Vieira e Cristiane Oliveira



CAMINHO DE SEMPRE 

BRASIL - 2017

Gênero: Ativismo

Sinopse: Madalena é uma mulher como todas as outras. Em sua rotina, ela chega em casa tarde da noite todos os dias, onde precisa enfrentar o terrível caminho do ponto de ônibus até a sua casa.

Direção: Bruna Vieira e Sarah Corsi

Produção: Ingrid Alves, Sarah Corsi, Camila Queiroz



RIO CULTURA VINTAGE

BRASIL - 2016

Gênero: Documentário

Sinopse: Um passeio a cena vintage do Rio de Janeiro, através de estilos de vida que tem em comum o fascínio pelo passado. Você vai conhecer jovens que sentem saudades de uma época em que não viveram e que movimentam o circuito cultural da cidade.

Direção: Luciana Rocha

Produção: Curta Raízes Filmes



Sobre o Tendal da Lapa

O Centro Cultural Tendal da  Lapa - equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, é um espaço público destinado aos interesses culturais  com diversidade abrangente, que atua há 28 anos com apresentações artísticas, shows, teatros, oficinas culturais, atendendo à crianças, jovens, adultos  e a melhor idade. O Tendal também promove o desenvolvimento de projetos culturais de artistas e grupos, sendo referência ímpar na comunidade. 



Sobre Matilha Cultural

A Matilha provoca a curiosidade e a busca por conhecimento, com foco em             questões ambientais e de direitos humanos, apoiando também movimentos artísticos independentes. Mais do que um centro multicultural, é também um coletivo            de convergência de ideias e ações em prol do bem comum. Com informação, engajamento e cultura, a Matilha contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e mais LIVRE. A programação pública da Matilha Cultural é gratuita             ou a preços populares e traz conteúdo de vanguarda, com senso político, sempre acompanhada de debates, palestras e oficinas que consolidam a democratização do conhecimento. 



Sobre o Cine Matilha

O Cine Matilha é um ambiente “pet-friendly” e recebe constantemente o público com seus pets . O espaço possui 68 lugares, além de 2 lugares para cadeirantes.

Programação gratuita mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, roupas, brinquedos, livros e produtos para higiene pessoal para crianças e adultos.
Tendal da Lapa recebe a “Mostra Cine Matilha no Tendal” entre os dias 21 e 24 de agosto Tendal da Lapa recebe a “Mostra Cine Matilha no Tendal” entre os dias 21 e 24 de agosto Reviewed by tomdutradicas on 22:58 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.