Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Quadrinhos: "Black Dog - Os Sonhos de Paul Nash" de Dave McKean

    Vocês conhecem Paul Nash? Com seu estilo surrealista ele foi um dos mais importantes pintores britânicos do século XX. Se existe alguém que não só conhece, mas é fascinado pela arte e pela imaginação desse pintor é o artista Dave McKean, grande nome dos quadrinhos que através da arte sequencial deu vida aos sonhos de Nash na obra "Black Dog - Os Sonhos de Paul Nash", que faz parte do 14 - 18 now.


    Mas Tom... 14-18 now? Que é isso? 

    14 - 18 now é uma programação de cinco anos de novas obras culturais criadas para marcar o centenário da Primeira Guerra Mundial. Fazem parte disso expressões artísticas como música, performance, design, entre outras, e quando a comissão sugeriu o apoio a uma história em quadrinhos, o primeiro nome que surgiu foi o de Dave McKean, que certamente viu no projeto uma grande oportunidade de homenagear Paul Nash.

    Paul Nash

    Nash viu de perto os horrores da guerra, pois em setembro de 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, alistou-se no Artists Rifles (regimento da reserva do exército britânico) e dois anos mais tarde foi enviado para a Frente Ocidental. Após seu período na linha de frente, criou pinturas que estão entre os mais importantes documentos da Primeira Guerra. Essas mesmas pinturas foram a inspiração para que Dave McKean elaborasse essa fantástica HQ.

    "Eu não sou mais um artista. Eu sou um mensageiro que trará de volta a mensagem ... para aqueles que querem que a guerra continue para sempre. Essa mensagem terá uma verdade amarga, capaz de queimar suas almas ruins." 

    Paul Nash, escrevendo para casa da Linha de Frente


    Um mundo de sonhos... ou seriam pesadelos?

    Temos em Black Dog um show de imagens belas e perturbadoras que só a união de uma mente muito inspirada com mãos talentosas poderia produzir. São representações de sonhos, cada um deles feito em um estilo diferente, e ao ler nos sentimos realmente transportados para um mundo de fantasia, onde o real se mistura com o imaginário, pessoas mudam de rostos, objetos são substituídos por outros aparentemente sem sentido, mas que o subconsciente certamente sabe a razão. Um mundo totalmente surreal, assim como as pinturas de Nash e provavelmente como deviam ser os sonhos desse artista. Com tantos elementos diferentes nos mais diversos cenários, um deles se repete: O cão preto, que dá título à obra.


    Dave McKean

    São muitos os recursos narrativos utilizados pelo artista Dave McKean para que leitor sinta a angústia, o terror, o drama e a agonia que só poderiam existir nos sonhos de alguém que presenciou os horrores da guerra cara a cara como aconteceu com Paul Nash. Mas o que se esperar do cara que colaborou com todas as ilustrações de capas e o design da série que é praticamente sinônimo de "mundo dos sonhos", Sandman? Sim, McKean foi o colaborador de Neil Gaiman não apenas em Sandman, mas em vários outros projetos, e não foram poucas vezes que o artista foi premiado por suas ilustrações em livros e graphic novels.

    "Eu gostaria de explorar o papel de Paul Nash no nascimento do modernismo e do surrealismo, e como esses movimentos foram realmente testemunhados por Nash nos campos de batalha da guerra que se assemelham a sonhos e pesadelos. Ele usou a paisagem que ele amava para tentar lidar com o que passou, para ir além e tentar encontrar a calma e consolo."

    Dave McKean


    Sobre a edição brasileira

    A obra foi lançada aqui pela Darkseid, e acredito que só isso dispensa comentários sobre a qualidade e a beleza da edição. Os 30 cm de altura com os 23 de largura permitem que o leitor passe um bom tempo apreciando cada arte antes de avançar, para não perder nenhum detalhe. São 120 páginas com capa dura, uma obra indispensável na coleção de quem aprecia uma boa HQ.

    É isso aí, gente! Acho que deu pra ter uma ideia do que esperar de "Black Dog - Os Sonhos de Paul Nash", não é? Dave McKean esteve aqui no Brasil uns dias atrás para o lançamento da HQ, infelizmente não tive a chance de encontrá-lo, mas ainda espero ter essa oportunidade um dia para ter o autógrafo desse talentoso artista nessa graphic novel perturbadoramente irresistível!

    Tom Dutra

    Nenhum comentário

    Plano 75 - Dica de Filme

    Que filme interessante, gente amiga! O que vocês achariam de um programa do governo que incentiva as pessoas a partir de 75 anos a deixar tu...