Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Livro: Missa do Galo e outros contos de Machado de Assis (Adaptação em Quadrinhos)

    Olha o Machadão aí de novo, gente! A Editora do Brasil está lançando a obra “Missa do Galo e outros contos de Machado de Assis”, uma releitura em quadrinhos de quatro histórias desse mestre da literatura. Transformar os contos de Machado de Assis para os quadrinhos não é tarefa simples, portanto ela foi dada ao artista Francisco Vilachã, quadrinista especialista em adaptação de clássicos da literatura para o formato HQ, já tendo trabalhado, por exemplo, na quadrinização de “O Cortiço” (Aluísio Azevedo).


    Os quatro contos presentes na obra são “Missa do Galo”, “Conto de Escola”, “O Espelho” e “Umas férias”. Machado de Assis é considerado por muitos críticos, estudiosos, leitores e escritores um dos maiores nomes da literatura brasileira e podemos ver em sua obra o quanto ele se interessava pelo conflito interno dos seres humanos, a luta entre o querer e o poder, a hipocrisia existente em toda parte, a confusão em relação aos sentimentos, enfim, esses são apenas alguns dos assuntos abordados pelo mestre, e nos contos dessa coletânea podemos ver tudo isso e muito mais.

    Em “Missa do Galo” (1899) temos a história de do jovem Nogueira, hospedado na casa do escrivão Meneses e de Conceição, sua esposa. Durante a noite em que ele está esperando ansiosamente para ver pela primeira vez a Missa do Galo, uma conversa surge inesperadamente com a esposa de seu anfitrião.

    O “Conto de Escola” (1896) traz Pilar, um aluno que terá que lidar com questões éticas e vai aprender como funciona a corrupção e a delação. Infelizmente ele terá que aprender essas coisas da maneira mais difícil. Para dar ao leitor a sensação de que a história são as lembranças do protagonista, Vilachã escolhe a cor sépia, aquele marrom comum nos antigos álbuns de família.

    Reflexões filosóficas são apresentadas em “O Espelho” (1882) quando um grupo de investigadores conversam sobre coisas metafísicas e um deles sugere que ao contrário do que todos pensam, cada ser humano tem não uma, mas duas almas. Mais uma vez o artista faz uma adaptação de seu estilo ao tema, agora não com as cores, mas com os traços distorcidos, criando um clima, digamos, fantasmagórico para a história que será contada.

    Por último temos “Umas Férias” (1906) que mostra duas crianças lidando com o que talvez seja um dos momentos mais difíceis de suas vidas e ver o desenrolar da trama do ponto de vista dos pequenos é bem interessante.

    Pesquisas de cenário e figurino da época são realizadas por Vilachã, que diz: “Procuro ser o mais fiel possível ao texto original, mantendo certa licença poética, é claro. Busco, em cada HQ, usar um grafismo que traduza a versatilidade do autor”. Podemos comprovar essa afirmação nitidamente pelos dois exemplos que citei acima, as cores em “Conto de Escola” e os traços dos personagens em “O Espelho”.

    Temos além da adaptação em quadrinhos desses contos, alguns grandes exemplos de Machado de Assis em outros gêneros literários, incluindo o soneto “Luz entre sombras”, a divertidíssima crônica “Como comportar-se no bonde”, o poema “Suave mari magno” e um breve trecho do romance “Memórias póstumas de Brás Cubas”.

    Atenção, professores! Assim como a maioria dos livros da Editora do Brasil, o “Missa do Galo e outros contos de Machado de Assis” conta com um suplemento para educadores que pode ser baixado acessando o site da editora. Ele contém a proposta da coleção “HQ Brasil” (da qual a obra faz parte), as sinopses das histórias, um resumo sobre os contos e a obra de Machado de Assis e sugestões de atividades para serem aplicadas em sala de aula (incluindo uma proposta teatral bem bacana, que poderia ser uma ótima apresentação de final de semestre, por exemplo).

    Fica mais do que recomendada essa obra, seja para ter o primeiro contato com textos do autor, para aplicar em sala de aula ou simplesmente para ler Machado de Assis de uma forma bem diferente!

    Nenhum comentário

    Sessão especial de "Música das Esferas: Mimi e o Baú Mágico" acontece no MIS em 20 de abril

    Amanhã, dia 20 de abril, acontecerá uma sessão especial seguida de debate do curta-metragem de animação brasileiro   MÚSICA DAS ESFERAS: MIM...