Porém Bruxa - Dica da Manô
Desde o começo, este livro tem um charme e personalidade divertida e despretensiosa. As primeiras páginas foram como encontrar aquela pessoa com a qual a gente imediatamente simpatiza e sente até que já conhecia, de tão fácil que a conversa flui. Bem, essa foi minha experiência com Porém Bruxa, um vento refrescante muito bem-vindo no mundo da fantasia urbana, trazendo aspectos da cultura brasileira e do cotidiano paulistano para esse gênero de maneira natural e descomplicada.
Nele, a protagonista e bruxa Ísis narra suas empreitadas como uma espécie de detetive sobrenatural, investigando casos com suspeita de envolvimento mágico, afinal sim, a magia existe bem no meio de São Paulo, se você tiver olhois atentos o bastante para detectar os sinais!
“São Paulo esconde um mistério a cada esquina.”
A narrativa em primeira pessoa nos convida a investigar juntamente a Ísis o misterioso desaparecimento de Valentina, mas há muitos outros enigmas emergindo e convergindo nesse quebra-cabeça sombrio. Além das investigações oficiais, nossa protagonita ainda dá seu melhor para ajudar a comunidade não-mágica à sua volta, e isso tudo às escondidas, afinal não pode arriscar a ira do Procurador responsável por manter a ordem em sua região.
Trazendo elementos religiosos e culturais diversos para a sua narrativa, Carol Bittencourt traz a pluralidade e riqueza caótica de São Paulo para suas páginas, adicionando magia, encantamento e uma luta perigosa ocorrendo junto à já complicada batalha diária de milhões de brasileiros na imensa capital.
“Todas as religiões se preocupam com o destino da alma, Porque até as doutrinas mis presunçosas saem que o corpo pertence à Terra. (…) Você pode irritar quantos deuses quiser, eles te esperam morrer para acertar as contas. Mas a Terra…”
Porém Bruxa apresenta um universo único e divertido de magia urbana sem excesso de explicação e sem pressa no rumo da narrativa. A prosa é agradável e simples, com ênfase em seus personagens e na forma como esse universo mágico influencia suas vidas. É um livro relativamente curto e rápido de ler devido ao formato de sua prosa, que é direta, mas sem perder a oportunidade para alguns lirismos de vez em quando. O único problema disso é que eu terminou o livro rapidinho, e fiquei com um delicioso gosto de “quero mais”!
O que tem nesse livro?
- Bruxaria, magia, fantasia urbana
- Romance slow burn
- Representatividade LGBTQIAPN+
- Representação de religiões diversas, relacionando seus elementos à magia e fantasia
Nenhum comentário