Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Entrevista com Paulo Kielwagen - Campinas Anime Fest

    Paulo Kielwagen é designer, quadrinista, ilustrador e professor! Conhecido por fazer as divertidas tirinhas do gato Blue, ele estava no Campinas Anime Fest com seu mais novo projeto, a Graphic Novel "Sorte no Azar" com o Gato Preto! Garanti a minha e logo teremos uma "Dica do Tom" dedicada a ela, mas hoje o que eu quero compartilhar com vocês foi o bate-papo bem bacana que tive com esse talentoso artista! Vamos lá!

    Paulo Kielwagen e seu lançamento "Sorte no Azar" (Foto: Tom Dutra)

    TOM DUTRA: Para começar, já quero que você me fale um pouquinho sobre esse lançamento, estou muito curioso! Tem algum diferencial em relação aos anteriores?  

    PAULO KIELWAGEN: O Blue (seu principal personagem - nota do editor) é muito sobre tirinhas, sobre o cotidiano do gato, e eu cheguei a testar algumas histórias fechadas, como o "Páginas em Branco" e "O Mistério de Gatuno", só que eram histórias mais curtas, né? Neste lançamento eu tentei pegar o Gato Preto, que é um personagem que tem mais histórias com o Blue, e transformar em uma história de fantasia.

    TOM DUTRA: Você citou o "Páginas em Branco", que já foi um projeto que já saiu um pouco do formato do Blue com o qual estamos acostumados, as tirinhas, mas em "Sorte no Azar" você foi além, não é isso? 

    PAULO KIELWAGEN: Sim, este último é realmente uma Graphic Novel sobre essa fantasia com gatos pretos... A história de "Sorte no Azar" está muito ligada com esse estereótipo de que o gato preto está ligado ao azar, né? Uma curiosidade, esse gato preto era o gato da minha avó! Ela já faleceu, e ele chegou a morar comigo alguns meses ainda, no processo, então eu cheguei a conviver com ele também, aí é aquele negócio, a gente tem muito carinho pelos bichinhos, com tudo isso eu decidi que era o momento de eu contar essa história fazendo uma homenagem a minha avó e ao gato, e também de tentar trabalhar um pouco da minha expertise de quadrinhos. Eu queria fazer algo diferente, então juntei tudo e acabou saindo esse livro! 


    TOM DUTRA: Nossa, que incrível! Então é a sua primeira Graphic Novel! Que desafio! Me  diga como foi essa transição, você teve alguma dificuldade? 

    PAULO KIELWAGEN: Eu acho que o planejamento é muito mais trabalhoso, na tirinha você consegue ter uma organização diária mais prática, você consegue calcular muito bem, mas contar uma história, com começo, meio e fim, que não sejam apenas três quadros, já começa a complicar um pouco mais. Eu fiz alguns testes, essas minhas histórias menores, por exemplo, no Gatuno, são 32 páginas, se não me engano, e é uma história com começo, meio e fim. Já foi um pouquinho maior, então essas experiências já serviram como um estudo antes de encarar o desafio maior.

    TOM DUTRA: Muito bacana, cara! Bem, depois dessa conversa fiquei ainda mais ansioso para ler "Sorte no Azar"! Obrigado por tudo e até a próxima!

    PAULO KIELWAGEN: Até a próxima, Tom! Muita sorte na leitura pra você! 

    ***

    Muito legal, né, gente? Saber um pouco do processo de criação e dos desafios que vem com ele é sempre muito bom! Logo logo teremos a dica dessa HQ aqui no blog, então fiquem de olho!

    Tom Dutra

    Nenhum comentário

    Gibi SP está de volta em terceira edição com muitas atrações imperdíveis

    Após duas edições de sucesso, o Gibi SP está de volta em Edição 3.0 para alegria dos fãs e colecionadores de quadrinhos e contará com várias...