Header Ads

ad728
  • Extra! Extra!

    Entrevista com Paulo Kielwagen - Campinas Anime Fest

    Paulo Kielwagen é designer, quadrinista, ilustrador e professor! Conhecido por fazer as divertidas tirinhas do gato Blue, ele estava no Campinas Anime Fest com seu mais novo projeto, a Graphic Novel "Sorte no Azar" com o Gato Preto! Garanti a minha e logo teremos uma "Dica do Tom" dedicada a ela, mas hoje o que eu quero compartilhar com vocês foi o bate-papo bem bacana que tive com esse talentoso artista! Vamos lá!

    Paulo Kielwagen e seu lançamento "Sorte no Azar" (Foto: Tom Dutra)

    TOM DUTRA: Para começar, já quero que você me fale um pouquinho sobre esse lançamento, estou muito curioso! Tem algum diferencial em relação aos anteriores?  

    PAULO KIELWAGEN: O Blue (seu principal personagem - nota do editor) é muito sobre tirinhas, sobre o cotidiano do gato, e eu cheguei a testar algumas histórias fechadas, como o "Páginas em Branco" e "O Mistério de Gatuno", só que eram histórias mais curtas, né? Neste lançamento eu tentei pegar o Gato Preto, que é um personagem que tem mais histórias com o Blue, e transformar em uma história de fantasia.

    TOM DUTRA: Você citou o "Páginas em Branco", que já foi um projeto que já saiu um pouco do formato do Blue com o qual estamos acostumados, as tirinhas, mas em "Sorte no Azar" você foi além, não é isso? 

    PAULO KIELWAGEN: Sim, este último é realmente uma Graphic Novel sobre essa fantasia com gatos pretos... A história de "Sorte no Azar" está muito ligada com esse estereótipo de que o gato preto está ligado ao azar, né? Uma curiosidade, esse gato preto era o gato da minha avó! Ela já faleceu, e ele chegou a morar comigo alguns meses ainda, no processo, então eu cheguei a conviver com ele também, aí é aquele negócio, a gente tem muito carinho pelos bichinhos, com tudo isso eu decidi que era o momento de eu contar essa história fazendo uma homenagem a minha avó e ao gato, e também de tentar trabalhar um pouco da minha expertise de quadrinhos. Eu queria fazer algo diferente, então juntei tudo e acabou saindo esse livro! 


    TOM DUTRA: Nossa, que incrível! Então é a sua primeira Graphic Novel! Que desafio! Me  diga como foi essa transição, você teve alguma dificuldade? 

    PAULO KIELWAGEN: Eu acho que o planejamento é muito mais trabalhoso, na tirinha você consegue ter uma organização diária mais prática, você consegue calcular muito bem, mas contar uma história, com começo, meio e fim, que não sejam apenas três quadros, já começa a complicar um pouco mais. Eu fiz alguns testes, essas minhas histórias menores, por exemplo, no Gatuno, são 32 páginas, se não me engano, e é uma história com começo, meio e fim. Já foi um pouquinho maior, então essas experiências já serviram como um estudo antes de encarar o desafio maior.

    TOM DUTRA: Muito bacana, cara! Bem, depois dessa conversa fiquei ainda mais ansioso para ler "Sorte no Azar"! Obrigado por tudo e até a próxima!

    PAULO KIELWAGEN: Até a próxima, Tom! Muita sorte na leitura pra você! 

    ***

    Muito legal, né, gente? Saber um pouco do processo de criação e dos desafios que vem com ele é sempre muito bom! Logo logo teremos a dica dessa HQ aqui no blog, então fiquem de olho!

    Tom Dutra

    Nenhum comentário

    "Legalmente Loira - O Musical" chega ao Brasil estrelado por Myra Ruiz

    Baseado no livro de Amanda Brown e adaptado para os cinemas em 2001, o grande sucesso de público  Legalmente Loira  ganhou os palcos da Broa...