Filme sobre a prisão do ex-presidente Pepe Mujica terá sessão especial com debate em São Paulo
“Uma Noite de 12 Anos”, ficção que conta a história de superação de três homens que resistiram à prisão durante 12 anos no período da ditadura militar uruguaia, entre eles o ex-presidente José Mujica, terá Debate Folha na próxima terça-feira, dia 25, no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, em São Paulo, às 20h.
Após a exibição do longa haverá um debate com a presença do advogado Henrique Apolinário, mestrado em Política e Prática de Direitos Humanos, no programa Erasmus Mundus pela Universidade de Gotemburgo, Universidade de Tromso e Universidade de Roehampton, e do cientista político José Álvaro Moisés, que possui mestrado em Política e Governo - University of Essex (1972), doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1978), e atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. A mediação fica por conta do jornalista da Folha de S. Paulo, Rodrigo Vizeu.
Com distribuição da Vitrine Filmes, o longa fez sua estreia mundial no 75º Festival de Cinema de Veneza, também foi exibido no Festival de Cinema de San Sebastian 2018, na Espanha, e no Festival de Biarritz, no Uruguai.
Com direção do uruguaio Álvaro Brechner, sendo uma produção argentina–espanhola–uruguaia, “Uma Noite de 12 Anos” estreia no Brasil no dia 27 de setembro.
SINOPSE: Durante a ditadura militar no Uruguai, José Mujica, que viria a se tornar um dos mais admirados presidentes sul-americanos de todos os tempos, (Antonio de la Torre), Mauricio Rosencof (Chino Darín) e Eleuterio Fernández Huidobro (Alfonso Tort) são presos e juntos enfrentaram uma verdadeira jornada de sobrevivência. Confinados e torturados por mais de 12 anos, sobreviveram às condições mais adversas em nome de suas crenças.
Confira o Trailer:
FICHA TÉCNICA
Título: Uma Noite de 12 Anos.
Ano: 2018.
Origem: Argentina–Espanha–Uruguai.
Gênero: Ficção.
Elenco: Antonio de La Torre, Chino Darín, Alfonso Tort, Soledad Villamil,
Silvia Pérez Cruz, César Troncoso, Nidia Telles, Mirella Pascual.
Roteiro e direção: Álvaro Brechner.
Direção de Produção: Joseán Gomez, Carolina Urbieta e Mariana Secco.
Produção Delegada: Daniela Alvarado.
Montagem: Irene Blecua e Nacho Ruiz Capillas.
Música Original: Federico Jusid.
Música Adicional: Silvia Pérez Cruz.
Diretor de Fotografia: Carlos Catalán.
Diretor de Arte: Laura Musso.
Duração: 123 minutos.
Classificação etária: 14 anos.
Produção: Tornasol / Alcaravan AIE.
Distribuição: Vitrine Filmes.
Apoiadores: ICAA, INCAA, IBERMEDIA e EURIMAGES.
Data de estreia: 27 de setembro de 2018.
SERVIÇO
ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA FREI CANECA – SÃO PAULO
Rua Frei Caneca, 569 – Consolação | SP
(próximo à estação Consolação [linha verde] do metrô)
Terça-feira, dia 25 de setembro, às 20h.
Debate com o advogado Henrique Apolinário, mestrado em Política e Prática de Direitos Humanos, no programa Erasmus Mundus pela Universidade de Gotemburgo, Universidade de Tromso e Universidade de Roehampton, e do cientista político José Álvaro Moisés, que possui mestrado em Política e Governo - University of Essex (1972), doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1978), e atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, na próxima terça-feira, dia 25, após a sessão das 20h. A itermediação fica por conta do jornalista da Folha de S.Paulo, Rodrigo Vizeu.
Nenhum comentário