Resenha: Josefina quer ser Bailarina

O que você quer ser quando crescer? Ou agora mesmo, antes de crescer? Ou mesmo já tendo crescido? Várias perguntas né? São reflexões como essas que fazem parte do livro Josefina quer ser Bailarina (Editora do Brasil, 2016), escrito por Claudia Souza e com ilustrações belíssimas de Alexandre Rampazo.
Josefina nos traços do artista Alexandre Rampazo
Josefina é uma garotinha que tinha uma ideia fixa na sua cabeça: Queria ser bailarina. Saltitava pra lá e pra cá, não cansava de ver as bailarinas na TV e nas revistas, passava o tempo todo pensando nisso. Depois de muita insistência a família leva a menina para ter aulas de balé, afinal, é isso que Josefina quer! Ou não?

Claudia Souza é psicóloga, já escreveu diversos livros infantis e mostra nesse o quanto os adultos precisam aprender a escutar as crianças e perceber que só se tem a ganhar com isso. Será que querer ser algo implica realmente nesse compromisso tão sério com o futuro? O fato de Josefina “querer” ser uma bailarina faz parte do imaginário infantil, e que pena que a maioria de nós vai perdendo isso conforme nossa idade vai avançando.

As ilustrações são lindas, Alexandre Rampazo representa o mundo dos adultos com cores mais frias e com traços mais pesados, entrando em contraste com a leveza e alegria com as quais ele retrata Josefina e sua fantasia. No fim, quando os pais finalmente entendem a pequena, eles também são retratados como ela, representando a entrada de ambos no maravilhoso mundo do faz-de-conta. O artista teve como uma das inspirações para narrar essa história a arte de Degas, pintor impressionista famoso por retratar de seu modo particular o mundo do balé. Linda a sequência de movimentos de Josefina no final do livro!

Capa do livro lançado pela Editora do Brasil

Além da obra original, a Editora do Brasil disponibiliza um suplemento online elaborado por Elaine Andreoti, que dá ao professor diversas ideias para trabalhar com os alunos a partir da história do livro, incluindo leitura e interpretação do texto, atividades artísticas e encenação.

Com o Dia das Crianças chegando, fica a dica de uma leitura muito bacana que levará aos pequenos e seus pais uma mensagem bem positiva, fazendo adultos e crianças entrarem juntos nessa reflexão sobre quem somos e quem queremos ser!

Resenha: Josefina quer ser Bailarina Resenha: Josefina quer ser Bailarina Reviewed by Tom Dutra on 15:14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.